Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

''O que dá esperança''

12/06/2019

Nós precisamos de esperança para viver. Sem a esperança a jornada da vida se torna pesada. Quando Jó enfrentou sofrimento ele perguntou sobre a sua esperança: “Se é assim, onde está a minha esperança? Há alguém que possa ver esperança para mim?” (Jó 17.15). Sem esperança o desânimo e o desencorajamento se instalam e deixam a vida nas sombras. Ter esperança é vir para a luz! O profeta escreve: “Pare de chorar e enxugue as suas lágrimas... Há esperança para você no futuro... Sou eu, o Senhor, quem está falando” (Jeremias 31.16,17).

Já que precisamos ter esperança na vida, deveríamos primeiro ser cuidadosos e evitar o que tira a esperança. Pergunte-se: a quem eu dou ouvidos? Aquilo que as pessoas dizem ou postam sobre você pode ter um efeito destruidor! É interessante observar quando Jairo foi buscar a Jesus para curar sua filha que estava gravemente doente. Ele depositou sua esperança nesta busca por Jesus. E, enquanto ele falava com Jesus, chega um grupo de pessoas que fala: “sua filha morreu, não precisa mais incomodar o Mestre” (Marcos 5.35). Aqui seria o fim da esperança deste pai! Então, Jesus assume o controle da situação com a seguinte postura: “Não fazendo caso do que eles disseram” (Marcos 5.36). A esperança pode começar quando você coloca algodão nos ouvidos. Algumas pessoas são assim: suas palavras querem tirar a esperança. Então, as vezes, é preciso ignorar o que elas dizem. Fechar os olhos. E, se for preciso, vá embora.

E o que podemos fazer para cuidar da esperança que Deus colocou em nosso coração? O que fazer para que ela seja fonte de força e vida? Partilho contigo duas coisas que você pode fazer. Primeiro, tenha consciência da importância do cuidado. Por exemplo, quando o noivo e a noiva dizem “sim” um para outro no dia do seu casamento, declaram a sua esperança de que compartilhar os dias lada a lado é a sua mais firme e certa decisão. E realmente o casal espera que seus dias sejam de união e amor. Como também esperamos que a vida em família e uma amizade façam grande bem para a vida. Contudo, isso não é automático. É preciso cuidar para que essa esperança se concretize. Lembre-se sempre: o que você cuida, dura mais! Você mesmo está hoje aí lendo esta mensagem porque pessoas cuidaram de você. Se você não tivesse recebido cuidado, não estaria aí! Então, tenha a mesma disposição: cuide! Esperança não é ficar de braços cruzados e esperar que tudo fique bem sem a minha participação! Nada disso! Eu preciso cuidar de mim, cuidar da minha família e daqueles que Deus colocou ao meu redor, cuidar da linda criação de Deus. Assim a esperança se concretiza.

Segundo, nunca desmereça a importância da Comunidade de fé. Há quem faça pouco caso de sua Igreja e de tudo o que ali é recebido, vivido, experimentado. Mas isso é para o prejuízo da própria esperança, afinal de contas, Deus é a fonte última de toda esperança. O individualismo de hoje tem levado muito cristão a viver a fé de modo particular. A saudável comunhão cristã tem ficado de lado na vida de pessoas e famílias. Talvez seja salutar lembrar que a promessa do Senhor permanece válida: “Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles” (Mateus 18.20). Está sem esperança? Em crise de fé? Tem dúvidas se o Senhor pode ser de fato tua força e teu auxílio? Que tal você avaliar, se entre aqueles “dois ou três” que Jesus fala, você está presente? Pense nisso!

Sem esperança a vida não segue bem. Esperança não tem a ver com probabilidade, com lógica, com razão. Esperança tem a ver com Deus. Esperança tem a ver com a confiança que você deposita no fiel nome do Senhor. Quando Moisés levantou o cajado para o povo israelita atravessar o Mar Vermelho, não foi a lógica que fez ele agir sim! Quando Naamã mergulhou sete vezes no rio Jordão para ser curado da lepra, não foi uma pesquisa médica que deu tal receita. Quando Pedro estava na prisão por falar de Jesus, não foi uma passeata que o livrou, mas um grupo que orava em seu favor. Este grupo estava com muito medo, mas nunca esteva tão forte: sua esperança estava em Deus! Algumas biografias de grande esperança em Deus começaram com capítulos repletos de medo. Mas a esperança ensina que existem mais coisas na vida do que aquilo que nossos olhos podem ver. E a esperança firma você em Deus. Que ele te abençoe!
 


Autor(a): P. Astor Albrecht
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 52206

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Jesus Cristo diz: Eu estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.
Mateus 28.20b
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Hoje, tenho muito a fazer, portanto, hoje, vou precisar orar muito.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br