O Senhor não nos abandona

Senhas diárias

25/06/2019

 Israel, como nação e país, está destruído por completo. Primeiro foram os assírios que tomaram a Samaria e depois os babilônios que invadiram e arrasaram a Judeia e Jerusalém. Muitos foram levados cativos, especialmente a corte, os mais abastados e as lideranças do país, isto é, aqueles que potencialmente poderiam organizar uma revolta e tentar tomar o país de volta. O futuro se mostra sombrio para o povo que ficou na terra, agora arrasada, e que tem muitas dificuldades de retomar a vida, pois a pobreza era grande. Também é sombrio para quem foi levado cativo e sofre numa terra distante. A sensação que o povo tem, de forma geral, é de abandono por parte de Deus: O Senhor nos castigou e abandonou. Porém, os diversos profetas foram instrumentos de Deus para consolarem e animarem o povo nestes tempos complicados. Isaías foi um dos que levantou sua voz para denunciar o pecado da idolatria, da corrupção e do enriquecimento desonesto, da ganância que gerava mais pobreza, da injustiça contra os pobres e contra a verdade e anunciou que todo aquele sofrimento era consequência destes pecados. Deus estava castigando o povo por causa disso. Aqueles que eram justos e vítimas da injustiça e da ganância acabavam sofrendo mais ainda por causa de toda a situação criada. Isaías também era portador de uma palavra de consolo e ânimo. O povo deveria olhar para a situação difícil em que estavam como algo passageiro. O Senhor amava seu povo e deixou, por breve tempo, que passasse por estas dificuldades afim de perceberem que sem Ele nada podiam e a força física nada garantia. Apenas o Senhor era Deus. Isso nos mostra que o sofrimento que acontece não tem a última palavra. O Senhor Deus é o nosso Pai e vai nos conduzir ao longo de nossa vida, mesmo em meio às dores que acontecem. O sol sempre volta a brilhar na manhã de cada dia.
Jesus procura consolar seus discípulos em relação ao fato de estar se despedindo deles e anunciando sua volta ao Pai. Ele afirma que não os deixará sozinhos. O sofrimento causado por sua partida e o tempo que isto durará não deve ser motivo de desânimo ou de pensar que o Senhor está abandonando os seus. Ele diz que enviará outro Consolador e não ficarão abandonados e sozinhos. Ele, Jesus, vai estar sempre com eles através do seu Espírito. Isto serve para nós também. Da mesma forma que Isaías, Jesus nos diz que as dores serão passageiras e precisamos manter nossa fé no Senhor e nosso viver fiel a Ele. Nosso jeito de viver, em obediência a Cristo, precisa ser mantido pois nunca estaremos sozinhos para enfrentar cada situação que acontece e continuar dando nosso testemunho de cristãs e cristãos. Nossa esperança e nossa confiança, apesar das incertezas, precisam estar firmadas em Cristo, o Senhor e Salvador. Façamos assim, pois o Senhor é conosco.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 52312
REDE DE RECURSOS
+
Senhor, tu és bom e compassivo, abundante em benignidade para com todos os que te invocam.
Salmo 86.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br