O Senhor insiste e persiste no amor ao seu povo

Senhas diárias

15/10/2018

Ao longo da caminhada do povo de Israel, uma das marcas que ele sempre carregou foi a idolatria. Vira e mexe, lá estavam os profetas, sacerdotes e líderes do povo, como Moisés e Josué, exortando a que se deixasse de prestar culto a deuses de outros povos. O Senhor sempre foi insistente e persistente com seu povo. Já no final de seu ministério, Josué, mais uma vez, exorta a que o povo mantenha fidelidade ao Senhor e preste culto apenas a Ele. Pode parecer que Deus tivesse ciúmes ou um ego fragilizado e precisasse do reconhecimento do seu povo. Sabemos que não é qualquer destas coisas. O Senhor sempre amou seu povo e nunca desistiu dele, bem como sempre procurou conduzi-lo por caminhos de paz e bem. Deus sabe que não existem outros deuses. São apenas imagens sem vida ou poder. Por isso sua insistência em exortar o povo a que não siga estes ídolos. É correr atrás do vento e nada acrescenta à vida das pessoas. O Senhor Javé sabe que é o único a poder oferecer algo ao povo e por isso insiste para que mantenham fidelidade a Ele, pois não há outro caminho. É uma das formas de preservar o bem viver de seu povo.
Paulo exorta a que os efésios sigam a Cristo e seus ensinamentos, pois só nele há luz e vida verdadeira. Viver como pessoas que pertencem à luz é viver segundo a palavra e os valores de Cristo. Não há outro caminho que leve para o bem e para a salvação eterna. Da mesma forma que Deus queria preservar seu povo de falsos caminhos, que levavam a nada, Paulo quer preservar suas comunidades de andar por onde não há como ser luz para o mundo. O apóstolo quer nos ajudar a viver para o bem e para a luz. Sigamos a Cristo.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 49513
REDE DE RECURSOS
+
O Senhor é cheio de bondade e de misericórdia.
Tiago 5.11b
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br