Missão com Mulheres


- Brasil
Telefone(s): (51) 3284-5400
secretariageral@ieclb.org.br
ID: 2674

Vidas Bordadas

02/05/2017

 

Vidas Bordadas

Em Memória Delas

Movida pela vontade e necessidade de resgatar as histórias de mulheres que fizeram e fazem a história da Igreja, colocando suas vidas, seus  conhecimentos e suas habilidades a serviço do Evangelho e inspiradas na palavra do Filho de Deus, Jesus Cristo, a IECLB lançou no dia 07 de março de 2014, em parceria com a Faculdades EST e com o apoio da Federação Luterana Mundial, a Campanha “Em Comunhão com as ViDas das Mulheres”.

O texto bíblico de Marcos 14.1-9, escolhido para a campanha, narra a história de uma mulher ousada, que em um ato de reconhecimento messiânico unge Jesus dias antes de sua morte. Na época , somente profetas e sacerdotes homens tinham autoridade para ungir reis. Essa  Mulher, identificada pelo Evangelista João (Jo 12.1-8) como Maria, irmã de Mar ta e Lázaro, é repreendida pelas pessoas que estavam acompanhando Jesus naquela ocasião. Jesus, no entanto, a defendeu e a engrandeceu pelo que ela fez.

As palavras usadas por Jesus ao se referir à mulher foram: “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: em qualquer lugar do mundo onde o evangelho for anunciado, será contado o que ela fez, e ela será lembrada”.

Jesus nos dá a incumbência de preservar a memória dessa mulher, de lembrar e anunciar o que ela fez. Essa mesma incumbência é dada quando Jesus celebra a última ceia e diz: “façam isto sempre que o comerem e beberem em memória de mim”. Porque cumprimos tão fielmente uma e outra não?

O Projeto Histórias de Vidas Bordadas é um lindo jeito de  resgatar e preservar memórias das mulheres. Que vocês também possam se sentir chamados e chamadas a cumprir essa ordem dada por Jesus de anunciar o Evangelho e de contar o que elas fizeram, fazem e ainda farão.

Ketlin Lais Schuchardt – Estudante de Teologia – Faculdades EST.
Pa. Marcia Blasi – Professora e Coordenadora do Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST.


Projeto Histórias de Vidas Bordadas

Em Ivoti, “cidade das flores”, situada a aproximadamente 25 km de São Leopoldo/RS, mulheres contam e bordam suas histórias, presenteando-nos com o testemunho de suas lutas, sonhos, alegrias, tristezas e desafios. A narrativa e o bordado dessas histórias aconteceram no Projeto Histórias de Vidas Bordadas, que integrou experiências diferenciadas de pessoas e instituições.

Como surgiu a ideia desse projeto?

Mulheres luteranas do mundo inteiro estão sendo incentivadas pela Federação Luterana Mundial e, aqui no Brasil, pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) a escrever, filmar e publicar suas histórias de vida, destacando sua contribuição na igreja e sociedade. O Programa de Gênero e Religião (PGR) da Faculdades EST é parceiro da IECLB no desenvolvimento desta Campanha, intitulada Em Comunhão com as Vidas das Mulheres.

Umas das ações do PGR é a realização de cursos sobre como narrar, coletar, escrever e publicar histórias de vidas. No Portal Luteranos você tem acesso a essas histórias. (Veja aqui.) Desse trabalho surgiu uma nova ideia: Que tal incentivarmos mulheres a bordar suas histórias? Para dar início a esse sonho, buscou-se a parceria das bordadeiras de Ivoti.

A Associação das Bordadeiras Tecendo Memórias de Ivoti é um grupo de economia solidária, integrante da Rede de Comércio Justo e Solidário da Fundação Luterana de Diaconia. Atua desde 2008 na preservação cultural do Wandschoner (pano de parede bordado, contendo no centro uma mensagem) e também no bordado de camisetas, toalhas, panos de prato, entre outros.

O desafio lançado pelo PGR às bordadeiras foi: Vocês gostariam de bordar suas histórias, enfocando na religiosidade e espiritualidade? A resposta foi afirmativa e sendo assim, buscou-se a parceria do poder público do município através do Programa Lazer Unindo Gerações – PLUG. Do diálogo e inscrição das bordadeiras na Oficina de Bordado do PLUG, associado à parceria com o PGR – Faculdades EST, surgiu o Projeto Histórias de Vidas Bordadas.

Pa. Marli Brun
Coordenadora do Projeto Histórias de Vidas Bordadas
PGR – Faculdades EST


Autor(a): Marli Brun (Org.)
Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Mulheres
Natureza do Texto: Publicação
ID: 48363

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O meu Deus é a minha força.
Isaias 49.5
REDE DE RECURSOS
+
Deus enxerga as profundezas do coração, enxerga mais profundamente que nós.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br