Sínodo Uruguai



Avenida General Osório , 95D - Jardim Itália
CEP 89802-265 - Chapecó /SC - Brasil
Telefone(s): (49) 3329-3583 | (49) 9937-3578 | (49) 9995-50189 | (49) 3329-3583
sinodouruguai@yahoo.com.br
ID: 20

Seminário Intersinodal de Estudos

5ª Etapa

22/05/2018

Seminario Santa Rosa maio (1)
Atualização Teologica - maio 2018 (2)
Seminario Santa Rosa maio (3)
Seminario Santa Rosa maio (4)
Seminario Santa Rosa maio (5)
Seminario Santa Rosa maio (6)
Seminario Santa Rosa maio (7)
Seminario Santa Rosa maio (8)
Seminario Santa Rosa maio (9)
Seminario Santa Rosa maio (10)
Seminario Santa Rosa maio (11)
Seminario Santa Rosa maio (12)
Seminario Santa Rosa maio (13)
Seminario Santa Rosa maio (14)
Seminario Santa Rosa maio (15)
Seminario Santa Rosa maio (16)
Seminario Santa Rosa maio (17)
Seminario Santa Rosa maio (18)
Seminario Santa Rosa maio (19)
Seminario Santa Rosa maio (20)
Seminario Santa Rosa maio (21)
1 | 1
Ampliar

Os Sínodos Uruguai, Noroeste Riograndense e Planalto Rio-Grandense, estiveram reunidos com seus Ministros e Ministras para mais uma etapa do Seminário Intersinodal de Estudos nos dias 22-24 de maio no Mosteiro da Transfiguração em Santa Rosa. Estiveram reunidos 60 Ministros e Ministras dos três Sínodos, sendo palestrante o P. Dr. Rudolf von Sinner das Faculdades EST de São Leopoldo. O tema da 5ª Etapa foi Ética entre Ministros e Ministras; Ética no Ministério.

Von Sinner intitulou sua palestra: Confiança: na perspectiva de uma ética luterana. Conduziu Ministros e Ministras por reflexão equilibrada entre teoria e prática. Iniciou afirmando que o pivô da atual crise enfrentada é de Confiança. Uma das responsáveis pela situação enfrentada no Brasil é de má gestão de todos os recursos e riquezas brasileiras.

A quinta etapa do projeto de formação conjunta dos três Sínodo relacionou a ética com temas como eclesiologia luterana, fundamentação bíblica, aspectos da cidadania em perspectiva luterana, ética profissional, orientações éticas nos documentos da IECLB (Constituição e Nossa Fé Nossa Vida).

Ministros e Ministras em diversos momentos foram desafiados a formar grupos para dialogarem sobre questões éticas que tem a ver com cada ministro/a e com o Ministério Ordenado. Foram apontadas como qualidades relevantes para uma ética comunitária ser sigiloso, ser coerente entre falar e agir, ser confiável, ser humilde, ser transparente e ser cuidadoso/a consigo mesmo/a. Estas 6 qualidades foram trabalhadas em duplas e que trouxe enriquecimento pessoal e para a vida ministerial na igreja.

Concluímos que o amor, a sobriedade e o equilíbrio precisam permear todos os relacionamentos tanto na família quanto na comunidade. A ética da responsabilidade mútua nos faz apostar na vida comunitária e confiar que este é o projeto de Deus para a humanidade. De fato, Deus espera que sejamos sal e luz para a humanidade, nada menos. Mt 5.13-16.
 


Autor(a): Pastor Sinodal Jair Luiz Holzschuh
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Ministério / Nível: Ministério com Ordenação
ID: 47398

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.
João 8.31-32
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Ó Senhor Deus, não há ninguém igual a ti. Tu és grande e o teu nome é poderoso.
Jeremias 10.6
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br