Retiro de Mulheres - Português

Pessoas reconciliadas com Deus em busca de um novo EU INTERIOR

08/02/2018

DSC08953-r
DSC08939-r
DSC08967-r
DSC08973-r
1 | 1
Ampliar

Mulheres da OASE do Sínodo Norte Catarinense e do Vale do Itajaí, participaram do Retiro de Mulheres no Lar Vila Elsa em São Bento do Sul (SC) nos dias 05 a 08 de Fevereiro de 2018. O retiro foi promovido pela Associação Wally Heidrich e organizado pela Associação Sinodal da OASE do Sínodo Norte Catarinense, sob a presidência da Vera Lucia Küster.

Sob o tema ESPIRITUALIDADE DA RECONCILIAÇÃO, com assessoria do P. Renato Creutzberg, as mulheres tiveram momentos de reflexão, integração, exercícios físicos, meditação, brincadeiras, celebração e descontração.

Chegaram ao encontro com os corações partidos, deixando familiares em casa, mas ao mesmo tempo com a ânsia de se fortalecerem na fé e espiritualidade.

O Retiro iniciou com uma Dinâmica onde foi montado um quebra cabeça, na qual as mulheres iam preenchendo com peças o “Coração Partido”, formando ao final a frase “Ao Encontro da Reconciliação”.

Na palestra “Perdão e Reconciliação”, ficou claro que não há reconciliação sem antes acontecer o perdão. Iniciamos o perdão, perdoando a nós mesmas para depois nosso próximo e com isso entendermos o perdão de Deus.

Com base em Lucas 15 (parábola do Pai que ama seus filhos) e João 8 (onde a vida é mais importante que a lei), as mulheres, através de bibliodrama, puderam redescobrir a misericórdia e o amor incondicional de Deus, este Deus que em Jesus Cristo toma a iniciativa de nos reconciliar consigo.

Paz interior, alimentamos nossa alma com a “Oração do Amanhecer”, onde participamos no início das atividades de cada manhã, sentindo o “Descer com a mente ao Coração”.

Em Grupo, debatemos os temas: “O Papel do Arrependimento” e “Sentimentos de Culpa e a Culpa”. Nessa atividade, destacamos que precisamos de ajuda, precisamos buscar a ajuda de Deus, devemos deixar que Deus cure nossos corações, nossas feridas internas.

Um momento com Você mesma! Momento de perguntar-se: - O tempo cura? Não. O tempo não cura. Para haver cura, é preciso que eu queira ser curada. João 5.6. Preciso conhecer os passos para a cura que inicia de dentro para fora.

Retiro! Alimentamos nossos corações, nossa alma, nos analisamos. Pensando no nosso corpo, na nossa energia, praticamos os Exercícios do “Chi Gong”, onde canaliza nossa energia vital no Sistema Linfático.

No Ministério da Reconciliação, ficou claro que esse é o tema central do Evangelho.

Com a assessoria do P. Germânio Bender, refletiram sobre a importância comunitária do perdão, da reconciliação e da incumbência do “Ofício das Chaves”.(Cat. Menor)

Reflexões, fortalecimentos interiores! Conhecemos o “Ofício das Chaves” – 2 Coríntios 5.18-19, onde ficou claro que todos nós recebemos o sacerdócio, a mensagem da boa nova e devemos passar para todos.

Retiro também é pensar em lazer, amizade e cultura: As mulheres receberam visita de um grupo de dança folclórica, Grupo Boehmerwald de São Bento do Sul, que, além de apresentar lindas coreografias, convidou as mulheres para interagirem nas danças.

Agora com a dinâmica do coração inteiro, também em forma de quebra cabeça, onde cada uma preencheu com sua peça formando a frase “Livres para Reconciliar”, com uma palavra avaliou o retiro.

Livres para Reconciliar, sim com uma conversa libertadora com Deus, vencemos o sentimento de culpa, assumimos a condição de pecadora e recebemos o perdão de Deus. Nesse espírito de Reconciliação tivemos o Culto “Celebrando a Reconciliação”.

Reconciliar resultando em paz, amor, harmonia, saúde, bem estar com todos e com a criação Divina.

Elas saíram na certeza de que são LIVRES para RECONCILIAR, participando, com Cristo, do Ministério da Reconciliação Assumindo minha vida, buscando minha história na família, na sociedade, na Comunidade, ser exemplo de Reconciliação para e com o próximo.
 

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
Devemos orar com tanto vigor como se tudo dependesse de Deus e trabalhar com tanta dedicação como se tudo dependesse de nosso esforço.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br