Igreja e Sociedade



ID: 2797

Teologia pública num Estado laico: Ensaios e análises

Publicação

06/08/2018

 

Teologia pública num Estado laico: Ensaios e análises


A presença de comunidades e movimentos religiosos nos espaços públicos brasileiros é evidente e, em muitos casos, positiva, contribuindo, desta maneira, para a cidadania, a justiça e a paz. No entanto, nem toda atuação é apropriada ou conveniente; há competição, busca pelo poder e corrupção. A teologia, enquanto reflexão construtiva, crítica e autocrítica acerca da atuação das comunidades religiosas – no caso, igrejas cristãs – é desafiada a dar sua palavra, ouvindo contribuições de outras áreas de conhecimento, como o direito e a sociologia. Precisa desenvolver, nessa perspectiva, uma rigorosa análise e ensaiar de forma criativa possibilidades de uma presença, ao mesmo tempo, ousada e humilde, reconhecendo a laicidade do Estado sem dela eximir-se. É essa a proposta desta obra ao reunir textos de mais de uma década de reflexão sob o título de uma teologia pública.

Editora Sinodal/EST
Categoria: Teologia sistemática
Autor: Rudolf von Sinner
200 páginas
16 x 23 cm


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

As pessoas podem fazer seus planos, porém é o Senhor Deus quem dá a última palavra.
Provérbios 16.1
REDE DE RECURSOS
+
É a fé que nos comunica a graça justificadora. Nada nos une a Deus, senão a fé: e nada dele nos pode separar, senão a falta de fé.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br