Diaconia - Saúde e Alimentação



ID: 2783

CAPA e o Sínodo Uruguai realizam Seminários da Agricultura Familiar

01/09/2018

SAF Palmitos 2
SAF N. Estrela
SAF Palmitos.
SAF Palmitos 1.
SAF Palmios 4.
SAF Nva Estrela 3
SAF Nova Estrela
SAF Nova Estrela 4
SAF Nova Estrela 1
SAF N. Estrela
1 | 1
Ampliar

 

Em agosto foram realizados 2 Seminários da Agricultura Familiar, nos municípios de Arabutã e Palmitos em Santa Catarina. Estes seminários tem por objetivo reunir agricultores e agricultoras interessados em conhecer a produção agroecológica, as experiências exitosas, bem como os seus desafios.

Neste ano o tema da Trofobiose foi apresentado e discutido pelos participantes, bem como a realização da Feirinha de Sementes e Mudas. Também foi realizada uma visita em uma propriedade no município de Palmitos, possibilitando vivenciar o contato com a natureza e a prática da agroecologia.

A Teoria da Trofobiose é considerada um dos “pilares” da Agricultura e tem uma ótima conexão com a produção agroecológica, pois exige a verdadeira nutrição das plantas através da adoção de técnicas agroecológicas como por exemplo, a adubação orgânica, a adubação verde, a rotação de culturas, a cobertura morta, as plantas companheiras,...

A palavra “trofobiose” significa existência da vida em função do alimento. Assim uma planta nutricionalmente sadia está menos suscetível às pragas e doenças do que uma planta desequilibrada nutricionalmente. Todo ser vivo só sobrevive se houver alimento disponível para ele. A planta será atacada se houver na seiva exatamente o alimento que os parasitas precisam.

Este conceito parece muito simples, mas é de extrema importância para a agricultura, seja ela agroecológica ou convencional, para entender que em um vegetal bem alimentado e manejado, os parasitas morrem de fome. As doenças e pragas são indicadores biológicos de mau manejo, são consequências e não causa. Todos os fatores que interferem no metabolismo da planta podem diminuir ou aumentar a sua resistência.

É importante destacar que a agroecologia tem impactos positivos na produção de alimentos, na diminuição da pobreza e na mitigação das mudanças climáticas.

Para maiores informações recomendamos a leitura do Manual do Solo Vivo: Solo Sadio, Planta Sadia, Ser Humano Sadio de Ana Primavesi e Plantas Doentes pelo Uso de Agrotóxicos – A Teoria da Trofobiose de Francis Chaboussou. Boa leitura!!

Ingrid Margarete Giesel
Engenheira Agrônoma e Coordenadora CAPA

 

 

 

 

 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A Palavra de Deus é a relíquia das relíquias, a única, na verdade, que nós cristãos reconhecemos e temos.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
O santo povo cristão é reconhecido exteriormente por meio da salvação da santa cruz.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br