Comunhão Diaconal



ID: 2796

Falecimento do Diácono Günter Berger

12/07/2017

Foi com tristeza que recebemos a notícia do falecimento do querido amigo e parceiro de nossa Comunhão Diaconal/IECLB,

DIÁCONO GÜNTER BERGER

Embora a morte seja a realidade das nossas vidas, é difícil perder alguém que fez parte de nossa vida e história. Poucas semanas atrás estivemos juntos no encontro geral da Schwestern und Brüderschaft des Evangelisches Johannesstifts em Berlin, na noite brasileira, mas no decorrer dos dias ele já foi hospitalizado e sabíamos da fragilidade de sua saúde. Günter foi importante para sua família, para sua comunhão diaconal/ SBEJ, para os muitos amigos, colegas e assim, foi para nós – Comunhão Diaconal da IECLB. Ainda me recordo muito bem, quando em 1986, veio me visitar a Sra. Anete Kotnik de Berlin a pedido do Diácono Berger. Ele tinha conhecimento que no Brasil tinha uma Comunhão Diaconal de Diáconas/os da IECLB e solicitou que ela entrasse em contato com a coordenação desta comunhão para ver as necessidades desta comunhão diaconal. E este, foi o primeiro contato, e o inicio da caminhada de parceria COD / SBEJ. Telefonemas, cartas se seguiram e nossa história de parceria intensificou nos contatos, visitas, seminários e viagens pelo Brasil e Alemanha no decorrer dos anos. Em 2018, completaremos 30 anos de caminhada na parceria diaconal de nossas comunhões. Gratidão é o que sentimos toda vez que falamos e agora falarmos do Diácono Berger, por ter tido a iniciativa em procurar informações e se colocar a disposição em auxiliar a comunhão brasileira em sua organização e caminhada diaconal no Brasil. Além de todos contatos, aprendizados , experiências vividas com esta parceria COD/SBEJ, nossa Comunhão Diaconal não teria condições de manter sua estrutura, sem a parceria, também financeira, da SBEJ.

Günter Berger amava o Brasil, trabalhou como Pastor em comunidades da IECLB nos anos 1955 a 1962. Lembranças me levam para minha adolescência quando meu pai, presbítero da Comunidade Evangélica de Parobé, chegava e relatava dos encontros, seminários dos quais participava no então – Distrito Eclesiástico de Taquara, falando da qualidade dos encontros, da alegre convivência, palestras dos Pastores, e entre estes, constava o nome de Günter Berger. Anos mais tarde, fui encontrar Diácono/Pastor Berger e ser parceira na caminhada diaconal.

Agradecemos a Deus pela vida de nosso amigo e irmão diácono, pela convivência, diálogos, encontros de momentos agradáveis e de sabedoria. Vamos lembrá-lo com carinho e amor pela amizade e com muita gratidão pelo empenho em construir e manter a parceria COD/SBEJ. Ficam as memórias de todos os momentos, lembrando que valeu a pena.

A Comunhão Diaconal se solidariza com as/os irmãs/ãos da Schwestern und Brüderschaft des Evangelischen Johannesstifts e com a família pela perda do Diácono Günter Berger. Sintam-se abraçados e consolados com as palavras:

“ Eu sou aquele que vos consola, diz o Senhor !” ( Is. 51.12) Em Jesus Cristo, esse consolo tornou-se presente de forma concreta, isso afirma o apóstolo Paulo em : “ Nosso Salvador, Jesus Cristo, não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida e a imortalidade.” ( II Tim.1.10)

Pela Comunhão Diaconal da IECLB,
Diácona Marli Clair Blos
Presidente da COD
  

A Palavra de Deus é a única luz na escuridão desta vida. É Palavra da vida, de consolo e da toda bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br