Celebração de Jubileus



ID: 2880

Culto de Pentecostes na Comunidade Ascensão celebra diversos acontecimentos marcantes

Comemoração do Jubileu de 120 anos, lançamento sinodal da Campanha Vai e Vem e lançamento do Aplicativo do Sínodo marcaram o domingo

20/05/2018

O Coral da Ascensão
O Lançamento da Campanha Vai e Vem 2018
Pastor João Artur no lançamento do Aplicativo do Sínodo
Lançamento do Aplicativo do Sínodo Rio dos Sinos
Pastora Silvia Beatrice Genz, Primeira Vice-Presidente da IECLB, levou a palavra de pregação
Ao fundo do púlpito, é possível perceber o panô comemorativo, confeccionado elaborado a muitas mãos.
A Banda entoa hinos de louvor e agradecimento com a Comunidade
Coral Infantil da Ascensão
A Comunidade Ascensão
Almoço dos 120 anos da Ascensão
Equipe que preparou o almoço especial dos 120 anos da Ascensão
1 | 1
Ampliar

No último domingo, dia 20 de maio, domingo de Pentecostes,  a Comunidade da Ascensão celebrou um culto muito especial com a participação do Coral da Ascensão, conduzido pela musicista Soraya Eberle.

O Pastor Carlos Eberle acolheu e a saudou a comunidade, que também foi saudada pela presidente, Sra. Lurdes Gerhardt. O culto de domingo foi marcado por uma série de eventos importantes. Um destes acontecimentos foi a celebração do jubileu de 120 anos da Ascensão.  A data de fundação é dia 15 de maio de 1898, mas a celebração aconteceu naquele domingo. 

Os 120 anos da Comunidade foram comemorados com muita gratidão a Deus por sua rica história de inúmeros acontecimentos marcados pela coragem e fé de seus membros. Alguns destes acontecimentos são:

- A construção de dois prédios que abrigaram a Escola Oswaldo Cruz. O primeiro inaugurado em 1929 (chamado de Antiga Escola Oswaldo Cruz) e o novo prédio, inaugurado em 1972, onde funciona até hoje.
- A fundação do CECRIFE (Centro Cristão Feminino) que neste ano completa 38 anos de existência. Em sua origem, acolhia mães solteiras desprezadas por suas famílias; hoje, acolhe crianças em situação de vulnerabilidade social.
- A fundação da Liga Feminina de Combate ao Câncer em Novo Hamburgo para atender prioritariamente as mulheres doentes. A primeira diretoria da Liga novo-hamburguense era basicamente de mulheres da OASE da Ascensão.
- A criação do programa diário Conversando com Você, veiculado pela Radio União FM por mais de 30 anos, também nasceu na OASE da Ascensão.

Desta forma, louvamos a Deus que ao longo destes 120 anos pode dispor de homens e mulheres de fé para propagarem o Evangelho na vivência do amor ao próximo. O templo recebeu um belíssimo presente, composto por muitas mãos: um panô comemorativo, que representa a história da comunidade e seus grupos de atuação, com o que já foi vivido, o que acontece e o que ainda está por vir.

Além de comemorar seu jubileu de 120 anos, dois grandes lançamentos aconteceram durante o culto: Campanha Nacional de Ofertas para a Missão – Vai e Vem e o aplicativo móvel do Sínodo Rio dos Sinos. O Pastor Sinodal Edson Edilio Streck e a Presidente do Conselho Sinodal, Sra. Elisabetha Kannenberg, compartilharam informações relevantes sobre o projeto missionário, que este ano tem como tema “Fé, Gratidão e Compromisso”. Eles destacaram que a Campanha Vai e Vem é viabilizada por meio das ofertas e do que elas proporcionam: o anúncio do Evangelho através da Igreja luterana. Com motivação, ânimo, criatividade e esperança, através das ofertas, novas comunidades e trabalhos missionários e diaconais podem surgir e podem ser apoiados em âmbito sinodal e nacional. A iniciativa do Sínodo Rio dos Sinos, que receberá parte do valor arrecadado de maio a setembro de 2018, será a Pastoral do Cuidado.

A atuação da Pastoral do Cuidado acontece por meio de um grupo que acolhe, visita e acompanha pessoas luteranas provindas de comunidades de todo Rio Grande do Sul e de outros Estados que se encontram em tratamento de saúde em Porto Alegre. A Pastora Primeira Vice-Presidente da IECLB, Silvia Beatrice Genz, falou da importância da Campanha Vai e Vem e relembrou a época em que o projeto foi aprovado e implantado, destacando que as iniciativas missionárias são o que movimenta a Igreja.

O Coral Infanto-Juvenil da Ascensão, também coordenado por Soraya Eberle, apresentou algumas músicas, encantando a todos com a leveza, a alegria e a doçura das crianças. Em seguida, o P. Edson chamou à frente o coordenador do Conselho Assessor de Comunicação, o P. João Artur Müller da Silva, para falar à comunidade sobre o projeto do Aplicativo do Sínodo Rio dos Sinos, que foi desenvolvido com o intuito de facilitar o acesso das pessoas às informações das comunidades a que pertencem, os próximos eventos, o plano de ofertas e demais dados referentes ao Sínodo Rio dos Sinos. Ele salientou que o Sínodo Rio dos Sinos foi o primeiro dos dezoito sínodos do Brasil a criar um aplicativo móvel para promover a interação instantânea entre as comunidades e seus membros. Após a breve explanação do Pastor João Artur, Lucas Casagrande, um dos desenvolvedores do projeto, apresentou os recursos do aplicativo de uma forma mais ampla às pessoas presentes. Ele destacou que o aplicativo já está disponível para download tanto para quem possui aparelho com sistema Android, quanto para quem utiliza o sistema iOS, da Apple.

Após a apresentação do Aplicativo, o grupo de louvor da Ascensão cantou junto com a Comunidade e em seguida, foi feita a leitura bíblica do Salmo 104.24-34. A partir da leitura do Evangelho de João 15.26-27, a Pastora Silvia B. Genz realizou a prédica, destacando que a Comunidade da Ascensão, em seus 120 anos, deu seu testemunho da Palavra de Deus, e continua firme em seu propósito.

Ela lembrou as pessoas que fizeram parte da construção do templo e mencionou também as pessoas que falaram sobre a fé e a força daquela comunidade evangélica, que enfrentou dificuldades desde a chegada dos imigrantes alemães à região. Ela destacou as pessoas que fazem parte da comunidade hoje, levando seu testemunho de fé a partir de seus grupos, projetos, realizações e também através da palavra em culto. Por fim, a Pastora Silvia enfatizou que todas as pessoas têm lugar e sempre serão acolhidas na Comunidade da Ascensão.

Após a prédica, a celebração foi conduzida ao seu encerramento, com a confissão de fé, o recolhimento das ofertas e a bênção final, conduzida pelos Pastores Carlos Eberle e Edson. Após o culto, ocorreu um almoço festivo, servido na Casa da Comunidade.
 


Autor(a): Ana Carolina Walzburger
Âmbito: IECLB / Sinodo: Rio dos Sinos
Área: Celebração / Nível: Celebração - Jubileus
Testamento: Novo / Livro: Atos / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 8
ID: 47419

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca.
Lamentações 3.25
REDE DE RECURSOS
+
Eu recomendo que ninguém exponha os seus filhos a lugar algum no qual a Escritura Sagrada não reina.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br