Sínodo Brasil Central



EQS 405/406 - Asa Sul
CEP 70239-400 - Brasília /DF - Brasil
Telefone(s): (61) 3532-5407 | (61) 9816-50415
brasilcentral@luteranos.com.br
ID: 5

Retiro Paroquial 2018 - Marianópolis/TO

Encontro de jovens da Paróquia Tocantins Centro em Marianópolis - TO

16/11/2018

Circulo das atividades.
Fazendo atividade.
Muita chuva antes de começar o retiro.
Posando pra foto.
Self.
Mais uma pose.
Tudo preparado.
Mesa da atividade.
Os primeiros.
Primeira pergunta.
Até as meninas.
errrrroooou.
Mais um errrooou.
Outro erro.
Resultado.
Fim de culto e retiro.
Jovens muito especiais para a comunidade e suas famílias.
O povo que participou do retiro + culto.
Delicioso almoço.
1 | 1
Ampliar

No último final de semana, nos dias 16, 17 e 18 de novembro, aconteceu o retiro paroquial de jovens. O tema que norteou o retiro foi: Luteranos e Luteranas: Quem são eles? Como surgiram? O que fazem? Como vivem? Do que se alimentam?
A proposta do retiro tinha como motivação da temática o pedido dos próprios jovens. Na ocasião, os jovens puderam iniciar na sexta-feira à noite (16/11) com o filme de Lutero. Assim, a história do reformador acompanhou o grupo por todo o retiro.
Depois de uma abordagem histórica do surgimento da Igreja Luterana, os jovens puderam tirar dúvidas e também se aprofundar na história do luteranismo no Brasil.
O espaço usado no final de semana foi da própria comunidade de Marianópolis, que também organizou o local e a alimentação.
Os jovens puderam aprender e se divertir. No final da tarde de sábado (17/11), eles fizeram um teste de dons. À tarde, foi feita uma pequena revisão dos conhecimentos bíblicos e do conteúdo tratado no retiro com um jogo de pergunta e resposta. 
Na manhã de domingo (18/11), os jovens puderam participar ativamente do culto que eles mesmos prepararam durante o encontro daquele final de semana. A temática do culto foi baseada na principal motivação de Lutero para escrever e expor as 95 teses. Os jovens recepcionaram a comunidade e lhes presentearam com doces, mas para entrarem na igreja cada pessoa precisava entregar uma das balas para ter acesso ao local de culto. Durante a celebração, esse gesto foi explicado e as balas devolvidas sob o lema de Rm 1.17 - O justo viverá por fé. A ideia era mostrar a graça de Deus de forma mais didática e concluindo que todo serviço cristão tem sua motivação nessa graça. A resposta da fé luterana consiste num ato de gratidão que se estende ao próximo e ao mundo.
 


Autor(a): Pastora Soliana Schneider e Pastor Sérgio Selke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Brasil Central / Paróquia: Tocantins Centro (TO)
Área: Missão / Nível: Missão - Jovens
Testamento: Novo / Livro: Romanos / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 16 / Versículo Final: 17
ID: 50094

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cristo nos libertou para que nós sejamos realmente livres.
Gálatas 5.1
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Deus diz: sou o seu Criador e o tenho ajudado desde o dia em que você nasceu. Não fique com medo, pois eu o amo e o escolhi para ser meu.
Isaias 44.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br