Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 827

Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Porto Alegre / RS - 11:15

Sínodos

Corpo de Cristo que transforma a realidade

A Ação Missionária precisa estar ancorada. Não é possível falarmos sobre Missão sem perceber como isso irá ocorrer organicamente. Se nos entendemos como parte do Corpo de Cristo, é a partir do Corpo de Cristo que a Missão poderá e deverá ocorrer.

O Corpo de Cristo se torna visível e palpável por meio da Comunidade. Na vida comunitária, enxergamos a comunhão, o convívio e o apoio mútuo. Igualmente, na Comunidade, alimentamos a nossa fé e a nossa espiritualidade, integramos a família de Deus, somos reconhecidos e reconhecidas como filhos e filhas, partilhamos corpo e sangue de Cristo.

A Missão se articula a partir da Comunidade. Enquanto Sínodo e demais instâncias da IECLB, precisamos construir a partir daquilo que nos foi confiado, por isso vale dizer que, na vida em Comunidade, temos o começo, o percurso e o término das nossas Ações Missionárias.

Se a Comunidade, por meio dos seus membros, não souber atrair e incluir, não teremos Ação Missionária nem Missional. O potencial está nas Comunidades, onde pessoas são chamadas a colocar os seus dons, os seus recursos e a sua energia a serviço da Missão abraçada por nós como IECLB.

Tudo que realizamos no Sínodo Planalto tem como objetivo melhorar, inovar ou ampliar o que ocorre ou deveria ocorrer nas Comunidades. Os Setores organizados não vivem em função de si mesmos. De igual modo, as Comunidades e os seus grupos não vivem em função de si, ou seja, Setores e Comunidades existem para transformar a vida das pessoas, para transformar famílias e para transformar a realidade em que estamos inseridos e inseridas. Tudo que ocorre para além das Comunidades, seja nas Paróquias ou no Sínodo, precisa considerar este propósito.

Para o Sínodo Planalto Rio-grandense, a Consciência Missionária é o maior desafio neste momento. Se membros não se reconhecem como indispensáveis no processo missionário, jamais teremos êxito na tarefa essencial da Igreja de Jesus Cristo.

Alguns desafios são permanentes e constitutivos da nossa tradição luterana. Logo, a pregação fiel da Palavra é e continuará sendo decisiva. Devemos nos perguntar se a mensagem está chegando ao coração das pessoas. Neste sentido, não podemos nos acomodar e nos contentar somente com quem está presente e tem sido alcançado nos espaços formais das nossas Comunidades.

Temos percebido o quanto o Batismo não tem sido acolhido como início de um relacionamento íntimo e pessoal com Deus. Cabe superar a constatação e definir estratégias claras para modificar esta realidade. Entre as possibilidades existentes, acreditamos que o Missão Criança oferece boas condições tanto para quem recebe o Batismo, quanto para familiares. Além disso, contribui para a reflexão que envolve as demais pessoas da Comunidade.

A integração de jovens e casais jovens não pode ser vista como algo importante para o futuro. É algo necessário para agora. O perfil de grupos e Comunidades é influenciado pelas pessoas que participam. Portanto, contar com essas pessoas permitirá que sejamos Igreja de Comunidades relevantes de acordo com anseios atuais, de pessoas que vivem e sentem dilemas a serem encarados sob a perspectiva da fé cristã.

Situações de vulnerabilidade afetam as pessoas drasticamente, por isso é justamente nestes momentos que precisamos estar presentes como IECLB. Pouco adianta questionarmos a postura de outras denominações que se aproximam dos nossos membros. É fundamental encontrarmos meios e viabilizarmos maneiras de estar ao lado. Avaliamos que a constituição da nossa Pastoral do Cuidado é um passo significativo nesta direção.

P. Ricardo Cassen | Pastor Sinodal do Sínodo Planalto Rio-grandense

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Portanto, já que vocês aceitaram Cristo Jesus como Senhor, vivam unidos com ele. Estejam enraizados nele, construam a sua vida sobre ele e se tornem mais fortes na fé.
Colossenses 2.6-7
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br