Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 821

Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Porto Alegre / RS - 10:02

Sínodos

Especial Concílio 2018

Obrigações de Delegados e Delegadas no Concílio

Conheça as obrigações dos Delegados e das Delegadas no Concílio, órgão deliberativo máximo da IECLB:

- Fixar as diretrizes que assegurem, entre as Comunidades, as Paróquias e os Sínodos, a unidade doutrinária e a identidade confessional da IECLB: não é uma pessoa ou uma Diretoria que define o que determinam a unidade doutrinária e a identidade confessional da Igreja. É um Concílio inteiro, embasado nas manifestações dos Sínodos, das Paróquias e das Comunidades. Quem não concordar, pode se manifestar por meio dos canais competentes, os Conselhos e as Assembleias.

- Estabelecer os Planos de Ação para atuação da Igreja no território brasileiro e para a sua atividade missionária no exterior: existem 18 Planos de Ação, um em cada Sínodo, decididos e votados pelas Assembleias Sinodais para a área do Sínodo. Os Planos Sinodais estão ligados uns aos outros, porque existe um Plano Geral, fixado pelo Concílio. Quando a decisão é tomada em Concílio, ela deve ser en globada em todos os Planejamentos Sinodais, caso do Plano de Ação Missionária da IECLB.

- Promover o debate e a reflexão sobre os temas fundamentais de interesse da Igreja, visando a fortalecer e aprofundar a comunhão entre Comunidades, Paróquias e Sínodos na sua ação evangelizadora, missionária, diaconal e catequética: Setores de Trabalho, Instituições, Comunidades e Paróquias têm no Conselho e na Assembleia Sinodal a instância para levar as suas preocupações, expectativas e necessidades. Da mesma forma, Sínodos, Centros de Formação de Ministros e instituições de atuação nacional têm esta possibilidade no Conselho da Igreja e no Concílio.

- Propiciar condições que facilitem aos membros das Comunidades o exercício dos seus dons na Missão da Igreja, na perspectiva do Sacerdócio Geral e do Ministério Compartilhado: uma dessas condições são os recursos aprovados, via Orçamento Geral, para a Formação. Outras são políticas e normas que promovam a participação na vida comunitária

- Zelar para que a ordem e a disciplina evangélica sejam observadas por Comunidades, membros, Ministros e instituições da IECLB: a ordem e a disciplina que valem para toda a IECLB foram estabelecidas por Concílios. Observar esta ordem e esta disciplina é natural para quem optou por fazer parte da IECLB, seja como indivíduo ou como instância da estrutura. Elas não podem ser desobedecidas, pois a desobediência significa uma quebra de acordo, mas podem ser mudadas. Para esta finalidade, existe um caminho, via Conselhos e Assembleias, até o Concílio.

- Criar condições para que Ministros, Ministras, colaboradores e colaboradoras recebam formação adequada: para fazer frente aos seus objetivos fundamentais de propagar o Evangelho de Jesus Cristo, estimular a vivência evangélica, promover a paz, a justiça e o amor na sociedade e participar do Evangelho no país e no mundo, a IECLB necessita investir (formação e capacitação) em colaboradores e colaboradoras, sejam Ordenados e Ordenadas para o Ministério Eclesiástico ou leigos e leigas.

- Alterar disposições da Constituição e do Regimento Interno e demais Documentos Normativos da IECLB: as leis que regulamentam a vida da Igreja são dinâmicas e precisam ser aperfeiçoadas continuamente. A necessidade de mudança pode começar a ser discutida em qualquer instância da Igreja, mas não pode ser a bandeira de uma única pessoa ou de um movimento. É preciso entrar em consenso com os demais para levar a ideia adiante, como em uma Assembleia Sinodal.

- Aprovar a criação e a extinção de Sínodos e estabelecer critérios gerais para subdivisões e alterações das áreas que os constituem: desde a reestruturação da Igreja, aprovada em 1997, a IECLB conta com 18 Sínodos. Como a alteração geográfica de um Sínodo implica na alteração de outro Sínodo, este assunto é de competência do Concílio.

- Estabelecer critérios sobre a Política de Subsistência de Ministros e Ministras: não é uma Diretoria Paroquial, Sinodal ou Nacional que define o valor da Subsistência dos Ministros. É todo o Concílio. A IECLB tem uma Política de Subsistência dos Ministros e essa é válida para toda a Igreja.

- Aprovar os Relatórios Anuais do Pastor Presidente (Pastora Presidente) e do Secretário Geral (Secretária Geral), o Balanço Geral e a Proposta Orçamentária para o exercício seguinte: os Relatórios para o Concílio são as Prestações de Contas sobre os dois últimos anos. Eles informam o que foi feito e o que pode ser feito melhor. Além disso, o Concílio aprova o Balanço Geral e a Proposta Orçamentária da IECLB, elaborada pela Secretaria Geral.

XXXI Concílio da Igreja | 17 a 21 de outubro - Paróquia Cristo Redentor de Curitiba - Sínodo Paranapanema

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros.
Colossenses 3.13
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br