Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 818

Sábado, 20 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 02:49

Carta à Comunidade

Gestão responsável dos bens disponíveis

Virá um descendente do rei Davi, filho de Jessé, que será como um ramo que brota de um toco, como um broto que surge das raízes. O espírito do Senhor estará sobre ele e lhe dará sabedoria e conhecimento, capacidade e poder. Ele temerá o Senhor, conhecerá a sua vontade (Is 11.1-2).

Economia: meios de sustento da vida, é o título da reflexão apresentada da Editoria Unidade, que esclarece Na compreensão de Lutero, Deus instituiu três esferas de governo para proteger os humanos e a natureza contra a ação usurpadora e (auto)destruidora: as autoridades (politia) para controlar a violência, a Igreja (ecclesia) para combater o pecado e ensinar o amor, e a ‘casa’ (oikonomia) para assegurar o bem comum. Fazem parte dessa ‘casa’ não apenas a família, mas os relacionamentos locais, a economia regional e as associações de cooperação. Assim como na família se aprende a levar em conta as necessidades dos outros, assim a economia deve servir à justa distribuição dos bens.

Na Editoria Fé Luterana, no texto Responsabilidade com a Criação,o alerta é em relação aos maus tratos sofridos pela Criação: O discurso de cuidado com o meio ambiente e do uso racional dos recursos é enganoso e dúbio. Em nenhum momento da sua história, o ser humano depredou e exauriu tanto os recursos naturais e maltratou o meio ambiente como no momento atual. Predomina uma luta desigual, que privilegia interesses públicos e privados, exigindo sacrifícios humanos e ambientais. O tema da economia como instrumento para a distribuição justa dos meios de sustento da vida é uma discussão urgente.

Também na Editoria Fé Luterana, no texto Cuidado com o sustento, lemos Tornai-vos, pois, praticantes da Palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos (Ti 1.22), deixando claro que, quando ouvimos e praticamos a Palavra de Deus, estamos sendo honestos com Deus e assim seremos abençoados, e completa: Quando falamos em espontaneidade, falamos em liberdade e gratidão. É algo que fazemos sem imposição ou obrigação. Pela alegria da salvação em Cristo, não consideramos nada nosso, mas colocamos tudo o que temos aos seus cuidados. A fé nos leva a sermos pessoas agradecidas.

Fiquemos com o questionamento proposto: Se os valores do Evangelho se contrapõem aos males causados pelo poder econômico, como pessoas cristãs e Igrejas podem agir de modo convincente e eficaz?

Ótima leitura!

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
O que importa é a fé que age por meio do amor.
Gálatas 5.6b
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br