Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 821

Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Porto Alegre / RS - 10:13

Prioridades

Prioridades de Gestão: Programas de Acompanhamento

Acompanhamento a Ministros e Ministras (parte 2/2)

Formação

Na área da Formação Contínua, o Programa ofereceu os seguintes Seminários: a) Período Probatório, b) MQF – Curso de Capacitação de Liderança, c) Curso Básico em Mentoria Ministerial, d) Vocação e a busca por equilíbrio entre o pessoal e o profi ssional no Ministério. Ministério como chamado de Deus e realização pessoal, e) Criado à imagem de Deus e chamado, chamada para ser Ministro e Ministra na IECLB e f) Biografi a e a construção da identidade profissional.

Mentoria Ministerial

Quando perguntadas se acreditam que o Curso Básico em Mentoria Ministerial atendeu o objetivo específico do Programa em relação à formação contínua (Cuidar, fortalecer e qualificar o Ministro e a Ministra para o exercício do Ministério com vistas à Missão da IECLB, oferecendo possibilidade de formação contínua para desenvolver os dons e as competências requeridas do Ministro e da Ministra para que realize bem a Missão da IECLB), as pessoas participantes relataram que o conteúdo do curso proporcionou conhecimento e capacitação para a Mentoria.

Estas ofertas propiciaram formação e capacitação com vistas ao exercício de Acompanhamento Ministerial, objetivando o autoconhecimento, o desenvolvimento pessoal, o trabalho em equipe e oferecendo instrumentos para a melhor gestão do acompanhamento. Foram temas de estudo: a) A postura pessoal no exercício da liderança, b) O estilo de liderança em equipe, c) A mediação e resolução de conflitos e d) O planejamento e a organização na área pessoal e ministerial.

Comunhão

Na área da Comunhão, foram desenvolvidos os seguintes Seminários: a) Pré-aposentadoria – E agora, José? E agora, Maria?, b) Celebração de Jubileu de Ordenação, c) Após a Aposentadoria Ministerial e d) Meu tempo, minha vida e Ministério – falar e ouvir.

Estes Seminários oferecem um ambiente para troca de experiências e espaços para reflexão teórica que ampliam o entendimento e auxiliam no manejo de situações difíceis.

O seminário O que é necessário para o Ministério na IECLB, com alegria e em boas condições, proporciona um espaço de reflexão sobre a construção da identidade Ministerial e sua relação com a biografia pessoal, bem como sobre diferentes noções e significados em relação ao exercício do Ministério na IECLB.

Celebração

A celebração do Jubileu de Prata de Ordenação de Ministros e Ministras oferece a possibilidade de convivência, reflexão, comemoração e reafirmação da vocação Ministerial. As pessoas participantes expressaram que foi importante perceber a Direção da IECLB presente e preocupada com Ministros e Ministras e as suas famílias.

PastoralKolleg

A PastoralKolleg integra o programa de parceria entre Ministros e Ministras da IECLB com outras Igrejas. Em agosto de 2017, aconteceu uma nova integração com a Igreja de Hannover, na Alemanha, com a qual a IECLB mantém comunhão de púlpito e altar. O programa aprofundou temas da Reforma e propiciou a participação nos festejos dos 500 anos, incluindo visita à exposição mundial na Lutherstadt Wittenberg.

Resultados

O Programa está ampliando uma das Prioridades de Gestão, O cuidado com as pessoas que integram o Ministério com Ordenação da IECLB, e propicia a oferta de Seminários e Encontros Nacionais que não eram imagináveis até há pouco, sobretudo pelos custos.

O espaço de reflexão construído nos Seminários permite a redescoberta de que somos parte de um plano maior na Missão de Deus e a percepção que é possível continuar sonhando e ter alegria e esperança no exercício do Ministério com Ordenação.

P. Marcos Bechert | Secretário do Ministério com Ordenação da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Nenhum pecado merece maior castigo do que o que cometemos contra as crianças, quando não as educamos.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br