Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 815

Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Porto Alegre / RS - 12:11

Presidência

Uma notícia falsa faz a gente perder o crédito...

Falar mal da Comunidade é fazer ‘gol contra’!

Missão e comunicação são temas intimamente ligados e fazem parte de conversas, livros, cursos, Concílios, Assembleias... Você, membro da Comunidade, do Presbitério, Ministro, Ministra, liderança na IECLB, presente na vida comunitária, sabe que esse assunto está nos nossos diálogos.

A gente sabe que a Missão acontece na Comunidade e é comunicada pelos membros a partir do testemunho no ‘chão da vida’. As pessoas se fortalecem ao ouvir, ao ler a Palavra de Deus, para seguir os passos de Jesus na realidade da vida, simples, dura, cruel e, muitas vezes, violenta.

A Comunidade deve ser o espaço no qual se aprende a ver no rosto da outra pessoa a imagem e a semelhança do seu sofrimento e das suas alegrias. A Missão é de Deus. Ele nos envia como colaboradores e colaboradoras na sua obra.

Nada pode ser mais eficiente para comunicar o Evangelho que o nosso testemunho pessoal. As nossas experiências, os nossos exemplos e testemunhos são comunicação e convite para a chegada de novos membros. Uma notícia falsa faz a gente perder o crédito... Falar mal da Comunidade é fazer ‘gol contra’! Também é preciso avaliar como nós, irmãos e irmãs da Comunidade, dialogamos. A gente permite que as outras pessoas tenham pensamentos diferentes dos nossos? Será que não ‘decidimos’ que todas as pessoas devem pensar igual a nós?

Em um Estudo Bíblico, uma pessoa disse ao grupo que, quando há doença na família, é falta de oração. Ao lado dela, estavam familiares que perderam o filhinho, também neto, devido a uma doença grave, incurável. Como participantes da Comunidade, que buscavam viver segundo os ensinamentos de Cristo e estavam sofrendo muito, ficaram tremendamente ofendidas.

É preciso respeitar opiniões e saber conviver com quem pensa diferente. Fazer parte de uma Comunidade Cristã é ter um alvo comum. Neste coletivo, se aprende e se ensina a viver como indivíduo, unido com pessoas tão diferentes e tão humanamente iguais. O nosso olhar se volta para o Reino de Deus (Mt 6.33). Muitas vezes, nos arrogamos o direito de julgar e definir quem já está incluído e quem não está. A verdade é que estamos em busca, individualmente, em família, em Comunidade e na vivência do dia a dia.

Somos testemunhas e aprendemos com o testemunho das outras pessoas. Que, na IECLB, a gente converse, melhore e, principalmente, que a Missão, que é de Deus, seja cada vez mais a nossa paixão.

Pa. Sílvia Genz - Pastora 1a Vice-Presidente da IECLB 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Mesmo que não sejamos cristãos tão bons como deveríamos ser, e somos ignorantes e fracos tanto na vida como na fé, Deus ainda assim quer defender a sua Palavra, pela simples razão de ser a sua Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br