Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 815

Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Porto Alegre / RS - 17:44

Plano de Ação Missionária da IECLB

Mananciais para a Missão

O núcleo da mensagem cristã é que Deus veio até nós com o seu amor (graça). Esse amor despertou em nós a fé (confiança). Assim, atraídos e atraídas pela graça de Deus, nos deixamos abraçar pelo Deus que acolhe, aceita, perdoa, restaura e nos coloca no caminho do discipulado de Cristo. Isso externamos no Batismo-Confirmação ou na Profissão de Fé. Seja como for, enquanto pessoa cristã, o nosso viver está orientado pela gratidão e pelo compromisso.

A gratidão se dirige primeiramente a Deus, no contexto de Culto e louvor, por aquilo que fez, faz e fará em favor de nós. O compromisso, como engajamento e doação à Missão de Deus em Cristo, é viabilizado pelos diversos âmbitos por onde a vida se organiza.

Em ambos os casos, ser pessoa cristã não se reduz a estar inscrita no registro de membros de uma Comunidade, colaborar financeiramente, participar de algumas atividades e cooperar com algum serviço na Igreja. Isso é necessário, desejável e bem-vindo, mas ser pessoa cristã, discípula de Cristo, significa envolvimento da vida toda com a Missão de Deus, definida como engrandecimento da vida ou, como diz Jesus: a promoção de uma vida abundante. Essa Missão inicia no coração de cada pessoa, passa por todas as atividades humanas até abraçar a Criação toda.

A Criação de Deus, da qual fazemos parte, é uma rede inevitável de interações, mas também, enquanto seres humanos, vivemos sob a pergunta do Criador: Onde está o seu irmão? (Gn 4.9). Isto torna cada pessoa guarda do seu próximo, o que implica responsabilidade para com o seu contexto.

De onde virão os impulsos para o exercício dessa gratidão e compromisso? A vida cristã é para ser vivida a partir da Comunidade, como sinal do Reino de Deus. É nela que ensaiamos a nossa gratidão e o nosso compromisso com o mundo. É nela que exercitamos a partilha daquilo que recebemos de Deus, por isso, com gratidão e compromisso, trabalhamos na renovação da Ação Missionária focada no fortalecimento e na criação de Comunidades. 

P. Dr. Pedro Puentes | Secretário de Missão

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
O seu poder é eterno e o seu Reino não terá fim.
Daniel 7.14
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br