Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 825

Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 10:18

Gestão Administrativa

Sistema Público de Escrituração Digital - SPED

As pessoas que atuam na Gestão Administrativa, de modo geral, em algum momento já ouviram falar sobre o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).

O SPED, instituído pelo Decreto 6.022/2007, moderniza a sistemática de cumprimento das obrigações acessórias entre o fisco (administrações tributárias e órgãos fiscalizadores) e as pessoas contribuintes (nós) e, atualmente, é composto por 13 módulos.

Dentre esses módulos, destacamos o eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) e a EFD-Reinf (Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais).

O eSocial é o módulo por meio do qual repassamos as informações de Ministros e Ministras, pessoas colaboradoras com carteira assinada, prestadores e prestadoras de serviços remunerados e remuneradas pelos distintos CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), seja Comunidade, Paróquia ou Sínodo. Em caso de pagamento de Notas Fiscais (NF), as informações são enviadas pelo módulo EFD-Reinf.

As organizações do terceiro setor, incluindo as entidades religiosas, estão enquadradas no Grupo 3 do eSocial, cuja primeira fase de implementação iniciou em 10 de janeiro e terminará em 9 de abril. Para orientação das nossas Comunidades e Paróquias, é importante termos presente o cronograma do eSocial e da EFD-Reinf, referente ao Grupo 3:

- 10/1 a 9/4/2019: envio do cadastro do empregador e tabelas

- a partir de 10/4: envio dos dados das pessoas trabalhadoras, incluindo Ministros, Ministras e seus vínculos

- a partir de 10/7: eventos da folha de pagamento, desde o dia 1º e início da vigência da EFD-Reinf

- outubro: substituição da Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP) pela Guia de Recolhimento do FGTS-GRFGTS para recolhimento do FGTS mensal e Rescisório e início da vigência da DCTFWeb

- julho/2020: eventos relacionados à Segurança e Saúde no Trabalho (SST).

Para alcançarmos maior êxito no envio dessas informações, é fundamental realizar esse trabalho em conjunto com o escritório de contabilidade.

Antes de iniciar o SPED, Comunidades, Paróquias e Sínodos devem atualizar o nome do seu representante (da sua representante) legal (Presidente) junto à Receita Federal do Brasil, visto que é essa pessoa quem assina e envia as informações ou tem poderes para outorgar procuração para o escritório de contabilidade enviá-las.

Secretaria Geral da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Todas as nossas orações devem fundamentar-se e apoiar-se na obediência a Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br