Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 815

Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Porto Alegre / RS - 19:08

Gestão Administrativa

Corpo IECLB

Gestão Contábil e Financeira

Sistema Público de Escrituração Digital - As pessoas contribuintes (física e jurídica) deverão se adequar à informatização do sistema, para o cumprimento das obrigações acessórias entre fisco e contribuintes. Dentre as novas obrigações, há que se destacar o Sistema Público de Escrituração (SPED), por meio do qual os documentos físicos simplesmente reproduzem as informações da plataforma eletrônica.

Este sistema infor matizado deverá melhorar o controle dos processos, promover maior rapidez no acesso às informações e gerar fiscalização mais efetiva das operações, com o cruzamento de dados e auditoria eletrônica. O envio das informações se dará mediante a realização de uma certificação digital (assinatura eletrônica), que aumenta a segurança e a garantia do sistema.

De outra parte, quem assina e envia as informações assume a responsabilidade jurídica pelas mesmas. O Escritório de Contabilidade poderá receber procuração eletrônica para fazer o envio das informações. Há que se destacar, portanto, que os Escritórios de Contabilidade têm corresponsabilidade no envio do SPED.

O grande desafio para as instituições, além do envio das informações, é garantir que essas tenham qualidade e, principalmente, adequar procedimentos e processos para o cumprimento da nova regulamentação. SPED é o sistema que unifica as atividades de recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos que integram a escrituração comercial e fiscal das empresas e das instituições, mediante fluxo único e informatizado. 

Para resguardar os interesses dos trabalhadores e do fisco, os documentos inerentes à vida da entidade devem ser arquivados por um determinado tempo, de acordo com a respectiva legislação de re gência, para serem apresentados à fiscalização sempre que necessário.

Extrato de texto reduzido e adaptado do Módulo 5 do Curso de Qualificação Funcional em Liderança Comunitária Sustentável – CQFLCS,  realizado pela IECLB em parceria com o Instituto Sustentabilidade – InS

Secretaria Geral da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Se cada um servisse a seu próximo, o mundo inteiro estaria repleto de culto a Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br