Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 825

Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Porto Alegre / RS - 10:20

Educação Cristã Contínua

Quando a terra grita: Educação Cristã e Cuidado com a Criação

Então, Deus disse: Por que você fez isso?
Da terra, o sangue do seu irmão está
gritando...
Gênesis 4.10
 

O ser humano foi formado da terra, do solo fértil. Isso, escrito em hebraico, fica evidente ao se observar as palavras adam e adamah. Adam, o ser humano, é formado da adamah, a terra fértil, ao receber o sopro divino em suas narinas. Este vínculo inseparável entre ser humano e terra também foi conservado em várias línguas. Por exemplo, os humanos são feitos de húmus, segundo a língua latina. Assim, o ser humano é um pedaço de húmus contendo o sopro divino.

Quando os seres humanos se distanciam ou se alienam da terra, como as multidões que vivem hoje nas cidades de todo o planeta, algo importante está se perdendo. É como se o vínculo sagrado entre ser humano e terra fosse destruído. Da mesma forma, matar uma pessoa significa machucar a terra. Matar pessoas significa ferir a terra. O húmus grita por causa da morte de Abel, no relato de Gênesis, e abre a sua boca para absorver o seu sangue. O húmus é tão sagrado como a vida humana.

Ora, se levarmos adiante esse ensinamento milenar da humanidade, vamos descobrir que somente resgatando este vínculo sagrado é possível imaginar um futuro sustentável para o planeta Terra, por isso o relato bíblico da Criação conclui com a ordem para que os seres humanos cultivem e guardem o jardim. O primeiro relato (Gn 1.1-2.4a) conclui com a ordem de dominar e sujeitar a terra e os animais. Já o segundo relato (Gn 2.4b-25) fala em cultivar e guardar. Percebemos diferenças muito importantes entre os dois relatos.

A terra é herança da humanidade, como também a luz do sol, o ar e a água. Se não trabalharmos contra a mercantilização da terra, daqui a pouco teremos que pagar pela água, pelo ar e pela luz do sol, que recebemos de graça das mãos do Criador. Todo pedaço de terra é sagrado para Deus. Junto com os animais e as plantas, somos pedaços de húmus, animados pelo sopro divino. Um pouco mais de reverência e humildade da nossa parte é um grande passo em direção a uma terra sustentável, para além da sua redução a mercadoria e objeto de comércio no mercado divinizado dos nossos dias.

Texto também publicado no livro ‘Tecendo Vidas’ (2017)

Pastor Hans Alfred Trein | São Leopoldo/RS

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar, a fim de que tenhamos esperança por meio da paciência e da coragem que as Escrituras nos dão.
Romanos 15.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br