Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 818

Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 12:17

Educação Cristã Contínua

Conselho Missão Criança: tarefa comunitária

O Conselho Missão Criança é formado por pessoas da Comunidade que assumem a responsabilidade de coordenar o Programa Missão Criança. No Sínodo Norte Catarinense, é chamado Pastoral do Batismo, mas o sentido é o mesmo. Entre as tarefas do Conselho, estão, por exemplo, visitar as famílias e crianças batizadas, orar por elas, preparar materiais, Cultos de aniversário de Batismo e eventos que valorizem o Batismo e a pertença à grande família de Deus.

Assim como os pais, as mães, os Padrinhos e as Madrinhas, a Comunidade assume, no Batismo, o compromisso de acompanhar e acolher as crianças batizadas, oferecendo possibilidades para que elas cresçam e aprendam sobre o amor de Deus. É em nome da Comunidade que são realizadas as ações do Programa Missão Criança e, por conseguinte, do Conselho Missão Criança. Eles são instrumentos que expressam a alegria por receber cada pessoa batizada como membro da Igreja de Cristo.

O objetivo do Conselho tem que estar presente sempre. Junto com ele, a seguinte pergunta deve ser constantemente refletida: O que podemos fazer para ajudar os pais e as mães, os Padrinhos e Madrinhas na tarefa de ‘educar e instruir’ a criança batizada na fé da Igreja Cristã e, assim, cumprir a ordem de Jesus de batizar e ensinar?

Existe um Plano de Ação com etapas definidas que o Conselho segue. A partir das vivências de muitas Comunidades foi criado o Roteiro para o Programa Missão Criança. Para a implantação do Missão Criança, cada Comunidade deve ler o Roteiro e definir como irá iniciar e avançar. É importante começar com um item e avançar devagar, para não dar ‘passos grandes demais’, mas também cuidar para não ficar estagnado e se satisfazer só com os primeiros passos.

O Conselho Missão Criança se reúne periodicamente para organizar o seu trabalho. Pode também se reunir com outros Conselhos, em nível paroquial ou sinodal, como mostra a foto, feita no Seminário do Conselho Pastoral do Batismo - Núcleo Jaraguá do Sul/SC, realizado em 2017. Os encontros mais amplos promovem formação e partilha de experiências e materiais.

O Conselho Paroquial e o Presbitério da Comunidade também devem conhecer o Programa para que saibam da sua importância e invistam neste trabalho. A sua implantação exige apoio de toda a Comunidade, que deve colocá-lo entre as suas prioridades e os seus objetivos. Dessa forma, ele contribui para fortalecer a compreensão sobre o que é ser Comunidade Cristã e o que ela precisa realizar no contexto em que está inserida.

Cat. Mariane Noely Bail da Cruz | Assessora Teológica Catequética no Sínodo Norte Catarinense 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Um cristão é um ser alegre, mesmo que passe pelo maior desgosto, pois o seu coração se alegra em Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br