Jornal Evangélico Luterano

Ano 2017 | número 812

Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Porto Alegre / RS - 20:27

Educação Cristã Contínua

ECC e vivência comunitária: dando significado à vida

Desde muito cedo, as Comunidades Cristãs entendem o Batismo como ponto de partida na vida de fé e comunitária, ou seja, para ser vivido no dia a dia. É possível viver o Batismo no cotidiano sem o aprendizado da fé? A fé é dom de Deus, que é acolhido pelo ser humano por meio da Educação Cristã Contínua.

 A partir do momento em que batiza crianças, a Comunidade assume o compromisso de proporcionar um ambiente no qual elas possam ser educadas na fé cristã. Ocorre que se tem muito presente a ideia que a Educação Cristã acontece apenas no período do Ensino Confirmatório.

 A Educação Cristã perpassa toda a vida comunitária e a vida comunitária se expressa em diversas experiências educativas, seja com crianças, jovens, pessoas idosas, homens ou mulheres. Em todos os momentos da vida, o ser humano tem o potencial de aprender e ensinar.

 A educação tem a capacidade de nos fazer entender e significar a existência sob outro olhar. Na Comunidade Cristã, não é diferente. A partir da Educação Cristã, este olhar traz a perspectiva do Evangelho. Assim, a Educação Cristã no âmbito da Comunidade pode ajudar as pessoas a relacionarem o Evangelho com as suas vidas.

É intrigante o modo como Jesus contava parábolas para ensinar as pessoas sobre o Reino de Deus: como explicar a grandeza do Reino de Deus, a que ele é semelhante? Jesus disse: é como uma pequena semente que cresce, torna-se uma árvore, dá frutos e sombra e abriga muitos pássaros em seus galhos. Promover a educação de maneira compreensí- vel capta a atenção de crianças e pessoas adultas, ricas e pobres, letradas ou não.

Jesus conhecia o poder de uma história bem contada. Muito mais que isso: ele sabia ensinar de forma que todas as pessoas entendessem, desde os sábios mestres da lei até os humildes pescadores que o seguiam, porque ele conseguia dar sentido às experiências da vida das pessoas. Ele chegava ao seu coração.

 Práticas descontextualizadas dificilmente se tornarão significativas. Como pessoas que anunciam o Evangelho e vivem a partir do mesmo, podemos aprender de Jesus a enriquecer as nossas ações educativas na Comunidade.

Quando a Comunidade consegue cumprir a sua missão educativa, tornando significativo o conteúdo da fé cristã para os seus membros, as pessoas compartilham essa mensagem na sociedade, pois encontram resposta para as suas perguntas e sentido para a sua existência. Ali onde estão, podem dar o seu testemunho, promover e proclamar a vivência da fé. Vivem, assim, como comunidade de pessoas batizadas, chamadas a servir.

Pa. Beatriz Regina Haacke | Ministra na Paróquia Trindade, em Pelotas/RS

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
A vida cristã não é mais do que Batismo diário.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br