Missão nas Escolas



ID: 2662

Hábitos - Pastoral Escolar Colégio Sinodal

16/08/2011

Um famoso escritor uruguaio, Eduardo Galeano, autor de vários livros, certa vez escreveu a seguinte frase:
Somos o que fazemos, mas somos principalmente o que fazemos para mudar o que somos.
Em primeiro lugar observo que essa frase nos traz a ideia de que o ser humano é um ser em constante transformação. A cada dia que passa as pessoas mudam, são diferentes, vão crescendo, mesmo que nem percebam essa mudança acontecer. Em segundo lugar, ela nos lembra que somos nós que construímos nossos caminhos, construímos o nosso ser, a nossa vida, o nosso futuro. E em terceiro lugar, a palavra “principalmente” chama a atenção para o que fazemos para mudar o que somos. E é sobre esse aspecto que chamo a atenção agora. Muito mais importante do que ser alguém na vida, é saber que preciso mudar constantemente buscando aperfeiçoamento, crescimento, amadurecimento, tanto pessoalmente como na convivência com outras pessoas.
Esses dias todos em que muito se falou, e ainda se fala sobre a gripe A, irão resultar no mínimo com uma mudança. Mudança de hábitos. Muitos pequenos hábitos já mudaram. Por exemplo: lavar mais as mãos que o normal no dia-a-dia. Mudar hábitos, eis um desafio e eis um sinal de sabedoria. Sim, de sabedoria para quem deseja viver e sobreviver bem.
Ao descobrir a vida, como o mundo funciona, e como nos relacionar nele, passamos a criar hábitos que nem sempre são bons a nós, nem sempre são saudáveis. Basta pensar nos nossos hábitos alimentares. Quanta coisa que a gente come no dia-a-dia e que nem alimento direito é. Quantos outros pequenos hábitos que temos e que podem ser prejudiciais a nós.
Nesse sentido essa frase nos ajuda. Estamos em constante mudança. Mudança de hábitos de vida, mesmo que não seja de um dia para outro.
Muita força para mudar velhos hábitos, muita sabedoria e discernimento para saber conduzir a vida em novos e mais saudáveis hábitos.
Que Deus seja sempre nosso protetor e guia e nos conduza para novos e melhores hábitos de vida!
Uma abençoada semana a todos!

P. Ildemar Kanitz
Colégio Sinodal – São Leopoldo-RS
 


Autor(a): Ildemar Kanitz
Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Formação / Subnível: Missão - Formação - Educação em Escola
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 11765

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Tornai-vos, pois, praticantes da Palavra e não somente ouvintes.
Tiago 1.22
REDE DE RECURSOS
+
A mensagem que Cristo nos deu e que anunciamos a vocês é esta: Deus é luz e não há nele nenhuma escuridão.
1João 1.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br