Diaconia - A fé ativa pelo amor



ID: 2660

Sociedade Evangélica de Senhoras de Blumenau completa 110 anos com celebração especial

31/08/2017

A Sociedade Evangélica de Senhoras de Blumenau (Sesb/Oase), pertencente à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, completou 110 anos de serviços diaconais prestados no Vale do Itajaí. O primeiro grupo de mulheres de Santa Catarina, inicialmente se reunia para diminuir o número de mortes de parturientes e bebês, que em 1907 era muito elevado. O pastor Mummelthey e sua esposa Mildred, que fora enfermeira da Cruz Vermelha Inglesa, reuniram um grupo de senhoras e fundaram o “Evangelisches Frauenverein”. A celebração de aniversário aconteceu na Igreja do Espírito Santo, na Comunidade Blumenau Centro, no dia 31 de agosto. O culto especial foi conduzido pelos ministros da Comunidade e do Lar e Residencial Elsbeth Kohler. A pregação ficou ao cargo do ex-pastor regional da Igreja, pastor emérito Meinrad Piske e pelo pastor sinodal Breno Carlos Willrich.

“A vontade da Sesb sempre foi de servir ao próximo. A comunhão entre as participantes, moradores, familiares e colaboradores é a outra ênfase do trabalho da sociedade”, enfatizou a presidente da organização, Leila Denise Longo.

Durante longos anos a Sociedade esteve à frente da Maternidade Johannastift, inaugurada em 1923 e anexada ao Hospital Santa Catarina em 1981. Desde 1982 é a mantenedora do Lar de Idosos Eslbeth Koehler, com uma completa estrutura para atender os moradores idosos, incluindo serviços na área da saúde, alimentação, lazer, capelania e vivência comunitária.

“Desde o princípio, o lar sempre quis ser uma casa aonde as pessoas se sentem bem, com qualidade de vida e onde não se perde a identidade. Os idosos que moram conosco tem seu aposento individual, trazem sua mobília e suas recordações”, enfatizou a diretora do Lar e Residencial, diácona Hildegard Amábile Mathies.

O pastor Nilson Hermes Mathies, capelão do Elsbeth Koehler, disse que a instituição sempre teve um trabalho voltado ao idoso, a partir da ótica diaconal. “O lar tenta ser o que é uma comunidade, com acompanhamento físico e espiritual da pessoa idosa”.  

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
REDE DE RECURSOS
+
Porque nem eu nem tu jamais poderíamos saber algo a respeito de Cristo ou crer nele e conseguir que seja nosso Senhor, se o espírito não o oferecesse e presenteasse ao coração pela pregação do Evangelho.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br