Diaconia - A fé ativa pelo amor



ID: 2660

Diaconia em Serra Pelada - 50 anos de dádivas e de serviço

01/12/2005

Diaconia em Serra Pelada  - 50 anos de dádivas e de serviço

Orlando Stelter

O dia 22 de fevereiro de 2006 é festivo para a Associação Diacônica Luterana - ADL, localizada. em Serra Pelada. Os habitantes da localidade, por volta de 5.000, falam carinhosamente em Lagoa para se referir a este distrito de Afonso Cláudio - ES, distante 180 km de Vitória. A importância histórica faz esta data ser festiva para toda a IECLB.

A ADL festeja 50 anos de fundação. Em 1956 o pastor Arthur G. Schmidt e sua esposa Käthe Scheuchl Schmidt, professora de ensino religioso, deram início à Bibelschule / Escola Bíblica Evangélico-Luterana do Espírito Santo. Schmidt também estudou diaconia em Rummelsberg, Alemanha. Em sua fase inicial a Bibelschule funcionou na casa pastoral e o celeiro foi adaptado para internato. Chegou a ter o seu curso ginasial próprio entre 1966 a 1972. A obra de iniciativa local transformou-se em Diakonisches Brüderhaus (Irmandade de Diáconos) e, com o regresso do casal Schmidt à Alemanha em 1970 foi integrado na IECLB como Fundação Diacônica Luterana (FDL). Na reformulação de seu estatuto em 1979 a FDL adotou o nome que atualmente mantém.

O trabalho da ADL, desde a Escola Bíblica que formou líderes diaconais comunitários em nível ginasial, até o período auge de suas atividades na formação de obreiros/as em nível médio, deixou marcas profundas na história da diaconia da IECLB. Certamente a consciência diaconal das comunidades, a organização dos obreiros diaconais e a estruturação diaconal da IECLB têm uma significativa parte de suas raízes em Serra Pelada.

Na data de 14/03/1965 a diaconia masculina teve um impulso importante com a investidura do primeiro diácono brasileiro (Schmidt), Inácio Felberg, depois de completar o seu estudo em Rummeslberg. Felberg aposentou-se como pastor em Serra Pelada e faleceu 18/03/1999. O ex-aluno da segunda turma da Escola Bíblica, Mathias Nickel, 63 anos, disse: Capturo cobras a 45 anos para a Caixa de Cobras de Jequitibá e as encaminho ao Butantã em troca de soro antiofídico. A ex -aluna Regina Krauser, diácona, é diretora do Ancionato Bethesda onde trabalha desde 1974.

A criação —a Comunhão Diaconal em 1976, com doze diáconos/as ordenados/as entre as quarenta.. pessoas presentes, favoreceu a abertura de campos de trabalho em comunidades, projetos ou setores de trabalho social, geriátrico, de saúde ou educação.

Com a transferência da formação diaconal para a Escola Superior de Teologia, em 1999, em nível superior, surgiu um novo e difícil período para a ADL.. As suas raízes, no entanto, eram profundas e não demorou em surgir um novo caminho. Em 2005 iniciou o curso de Técnico em Agropecuária com ênfase em agroecologia, agricultura familiar e orgânica. Os alunos retomaram a ADL. O seu diretor, P. Siegmund Berger, define a intenção do curso, dizendo que os jovens  entendam de Bíblia, diaconia e música, além de um embasamento profissional qualificado.

O embasamento teórico sai dos livros, da reflexão, mas a prática é desenvolvida a partir de exercícios. A ADL é uma oficina de diaconia. Pessoas de Lagoa e região são acolhidas para conhecerem a agroecologia, indústria caseira, como panificação, geleias e material de limpeza, música, artes, dança sênior, trabalho com crianças, com a participação de alunos.

Diaconia é o servir cristão que vê oportunidades e desafios nas comunidades e na sociedade em geral como líder comunitário ou obreira, deixando marcas diferenciadas de um serviço impulsionado pela fé, em obediência ao convite de Jesus Cristo: Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também (João 13.15)'.

O autor é pastor emérito da IECLB e reside em Ivoti, RS


Voltar para o índice Anuário Evangélico 2006
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Um cristão não pode ser ofendido a tal ponto que não possa mais perdoar.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Felizes aqueles que ajudam os pobres, pois o Senhor Deus os ajudará quando estiverem em dificuldade!
Salmo 41.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br