Missão - acompanhamento e consolação



ID: 2876

Funeral Cristão - Fundamentos e Liturgias

 

Apresentação

Um dos momentos mais delicados da existência humana é o confronto com a morte. Por mais que queiramos bem as pessoas que amamos, um dia teremos que nos despedir delas ou elas de nós. Por mais que tenhamos fé no Deus da vida e na ressurreição conquistada por Jesus Cristo e prometida a quem o segue, quando a morte chega, nós nos confrontamos com a dor, o sofrimento, o sentimento de vazio e a saudade. Trata-se de um dos momentos mais importantes para a ação pastoral. É nesse momento que cabe à igreja, através das pessoas por ela designadas, transmitir o conforto e o consolo que provêm de Deus e motivar para a solidariedade ativa.

Como igreja que procura ser o mais responsável e séria possível, a IECLB não negligencia o cuidado espiritual diante da morte e a importância do funeral cristão. Sabemos que a seriedade e o cuidado com os quais o funeral é conduzido podem abrir ou fechar portas. Por isso, o rito fúnebre deve estar ancorado em sólida teologia, baseada na esperança sustentada pela fé na ressurreição.

Com o intuito de proporcionar aos ministros e ministras um material simples e prático, mas profundo em sua fundamentação, a Presidência da IECLB entrega em suas mãos este livro Funeral cristão: fundamentos e liturgias. Há nele uma introdução sobre morte e morrer, sobre a ressurreição e sobre o funeral em si. Apresenta aspectos bíblico-teológicos, históricos, antropológicos, pastorais, jurídicos e litúrgicos. Propõe, ainda, liturgias para o funeral cristão.

Com o apóstolo Paulo confessamos: “Se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor” (Rm 14.8).

Que este livro possa ser amplamente utilizado, para que o conforto da Palavra de Deus, feito ser humano em Jesus Cristo, habite o coração de todas as pessoas que sofrem com a perda de entes queridos.

Walter Altmann
Pastor Presidente (2002 a 2010)
Pentecostes de 2010

 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
REDE DE RECURSOS
+
Foi assim que Deus mostrou o seu amor por nós: Ele mandou o seu único Filho ao mundo para que pudéssemos ter vida por meio dele.
1João 4.9
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br