Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Eclesiastes 3.1-8

Mensagem

29/06/2002

 

Texto bíblico: Eclesiastes 3.1-8

Mensagem para culto ecumênico em comemoração do 3º aniversário do Hospital dona Regina e entregado Prêmio Hospital amigo da criança 

Como seres humanos amados por Deus estamos inseridos num mundo onde existem muitas situações, algumas que expressam morte, opressão, outras que expressam vida e esperança.

Nossa vida é muito complexa e os momentos que vivenciamos são distintos a cada minuto, a cada novo dia. Em geral, sempre aprendemos algo com as experiências que temos e sempre deixamos marcas nas pessoas com as quais nos relacionamos, dependendo da nossa atitude em relação a elas.

Hoje, quando nos reunimos aqui para celebrar o 3º aniversário desse hospital e quando também nos alegramos com a entrega deste prêmio, somos convidados por Deus a fazermos uma retrospectiva dos diversos momentos e das situações distintas que marcaram a vida das pessoas que estão envolvidas com o trabalho desta casa hospitalar.

Com certeza, houveram tempos diferentes na vida de cada funcionário, médico, também na vida de cada paciente, em geral crianças e mulheres e na vida seus familiares.

Houve tempo de alegrias com as vidas que aqui nasceram, momentos de ansiedade, de expectativas.

Também houve o tempo de construir, de sonhar, de planejar um espaço que pudesse acolher a todas as pessoas com dignidade, com respeito, com amor, houve o tempo de semear esperanças, de plantar amizades, de edificar novos caminhos, enfim tempos de alegria e de paz.

Mas, queridos irmãos/ãs, na nossa vida também existem situações que as vezes preferimos não vivenciar, quando queremos nos afastar dos problemas, das incertezas, da falta de compreensão, das mágoas que marcaram, do rancor que por algum motivo foi gerado, sim, estes momentos de tristeza também fazem parte da nossa vida, porque muitas vezes somos nós que criamos tais situações e também somos nós que temos de enfrentá-las com coragem e com muito amor.

E é justamente nestes momentos que Deus se faz mais visível ao nossa lado, acompanhando-nos como um bom amigo, oferecendo seu ombro e seu colo para nos consolar, como uma mãe acolhe e consola seu filho em seus braços.

O amor de Deus por cada um de nós é enorme e hoje, mais do que nunca, precisamos lembrar disso e dizer, muito obrigado Senhor, obrigado porque tivemos tempos de alegria, de regozijo, e obrigada também pelos tempos de incertezas e de tristeza, porque com eles tu nos ensinaste a sermos pessoas sábias, que vivem com amor e esperança de que é possível construir um mundo melhor. A prova disso está na atuação deste hospital que procura lutar pela vida humana e a defende com amor e dignidade.

Que Deus continue caminhando com vocês, funcionários, diretores, amigos e pacientes deste hospital que planta sementes de amor num mundo de situações boas e ruins. Que Deus ilumine os passos de cada um, de cada uma de vocês.

Hoje é tempo de alegria, é tempo de amar e de ter esperança de que um mundo melhor é possível, e este mundo depende de nós. Amém.

Oração: Querido e amado D, tu que és o doador de toda vida que existe no mundo, nos achegamos na tua presença para render-te graças e louvores por este dia. Obrigada Senhor porque acompanhaste a trajetória deste hospital, as pessoas que por aqui passaram, aquelas que aqui trabalham, enfim, todos que se empenharam para que esta casa hospitalar fosse concretizada. Pedimos a presença de teu Santo Espírito nesta caminhada que semeia vida e esperança, ilumina e guia cada pessoa que doou seu tempo para ouvir, acolher e ajudar as pessoas que aqui chegam a fim de receber um atendimento justo e digno. Em nome de teu filho amado Jesus Cristo, é que oramos a ti, Deus da vida. Amém.

Bênção:


Pastora Cristina Scherer - Palmas-TO


Publicado originalmente no site Grupo Emaús
 


Autor(a): Cristina Scherer
Âmbito: IECLB / Sinodo: Brasil Central / Paróquia: Palmas (TO)
Área: Ecumene
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia / Subnível: Missão - Diaconia - Saúde e alimentação
Testamento: Antigo / Livro: Eclesiastes / Capitulo: 3 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 8
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 41193

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Que cada um dê a sua oferta conforme resolveu no seu coração.
2Coríntios 9.7
REDE DE RECURSOS
+
Deus governa com a sua Palavra santa os corações e as consciências e as santifica e lhes dá a bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br