Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

ACASO CRISTO ESTÁ DIVIDIDO?

24/04/2014

Passada a celebração da Páscoa, agora os pensamentos voltam-se para a celebração de Pentecostes. Mas antes de Pentecostes temos o desafio ecumênico da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos – SOUC, de 01 a 08 de junho, sob o tema “Acaso Cristo está dividido?”, pergunta feita a partir das palavras de 1Coríntios 1.1-17.
Esta proposta de celebrar a unidade que culmina com a celebração de Pentecostes é um desafio para refletirmos sobre o ecumenismo. Também de perguntarmos a nós mesmos: Como está o meu sentimento diante de outras igrejas, ou de pessoas membros de igrejas diferentes da minha?
Se você está lendo esta mensagem no site Luteranos, é porque você tem um envolvimento comunitário considerável. Diante disso faço uma pergunta compartilhada por uma colega do ecumenismo num encontro recente citando que o Bispo perguntara: “Quem de vocês tem um amigo ou amiga, de confiança mesmo, que seja de outra igreja?”
A nossa igreja, IECLB, é ecumênica pelos seus estatutos. E nós, conseguimos viver o ecumenismo de fato e verdade? Muitas vezes as nossas relações de amizade são abaladas ao conhecermos a prática religiosa do outro que não condiz com a minha. O diálogo franco e aberto não acontece por pré-conceitos que continuam fortes entre nós.
No diálogo ecumênico é destacada a importância de se valorizar o que nos une, valorizar o que temos em comum. Mas isso só é possível quando conhecemos bem o que nos une. E o que nos une é Jesus Cristo.
Lembramos a imagem de uma roda de carroça. Ela tem um centro e vários raios que ligam o centro ao aro externo. Comparemos: Cristo é o centro. Quanto mais perto do centro, mais próximos estão os raios. Da mesma forma, quanto mais afastados do centro, mais distantes ficam os raios entre si. Ou seja, quanto mais nos aproximamos de Cristo, do seu Evangelho, da vivência em respeito e amor ao próximo, mais próximos estaremos como pessoas, como igrejas, como sociedade.
O desafio do ecumenismo é a vivência sempre mais próxima como irmãos e irmãs que confessam Jesus Cristo como Salvador, o Filho de Deus que viveu entre nós e nos ensinou a partilhar a vida que leva ao Reino de Deus. Este está no meio de nós através de seu Santo Espírito acalentando sonhos, encorajando atitudes de amor e solidariedade, mobilizando o povo de Deus por vida de paz e justiça.
Que Deus derrame sobre nós seu Espírito de unidade e comunhão de vida. Amém.

Paróquia Evangélica de Palmitos/SC


Autor(a): Pastora Clarise Ilaine Wagner Holzschuh
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Ecumene / Nível: Ecumene - Espiritualidade / Organismo: Semana de Oração pela Unidade Cristã - SOUC
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 27764

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Que o Senhor, nosso Deus, esteja conosco. Que Ele nunca nos deixe nem nos abandone!
1Reis 8.57
REDE DE RECURSOS
+
Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.
Filipenses 2.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br