Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

16º Seminário Internacional - estudando Martim Lutero em Wittenberg

18/11/2017

Participantes do Seminário
Wittenberg, Luthergarten (2)
Wittenberg, Monument Martin Luther
1 | 1
Ampliar

 

De 4 a 18 de novembro de 2017, o Secretário da Ação Comunitária, P. Dr. Mauro B. de Souza, participou do 16º Seminário Internacional de Estudos sobre Lutero, promovido pelo Departamento Alemão da Federação Luterana Mundial. O seminário aconteceu em Wittenberg, e teve por tema “Lutero Pregador e Professor”.

Foram duas semanas intensas de leitura e estudo de diversos textos de Lutero, com debates e discussões orientados pelo Prof. Theodor Dieter e pela Profa. Sarah Hinlicky Wilson, que atuam pelo Instituto Ecumênico de Pesquisa de Estrasburgo. Alguns dos escritos estudados foram: As 95 teses (1517), Disputa Acerca do Perdão dos Pecados (1518), Pequena Introdução acerca do que Esperar dos Evangelhos (1521), Como Pessoas Cristãos Deveriam Ler o Pentateuco (1525), Disputa Sobre Rebatismo (1528), Dois tipos de Justificação (1519), Da Liberdade Cristã (1520), Sermão no Invocavit (1522), Prefácio das Obras Alemãs (1539), Catecismo Maior.

Os estudos foram complementados com passeios pelos lugares históricos da própria Wittenberg (casa de Lutero, de Melanchton, de Cranach, igrejas do Castelo e da Cidade), além de viagens para Erfurt (monastério agostiniano onde Lutero iniciou sua vida religiosa), Eisenach (castelo de Wartburg, onde Lutero traduziu o Novo Testamento para o alemão), Torgau (onde Catarina von Bora está sepultada) e Bad Schmiedeberg (experiência de trabalho ecumênico Luterano-Católico).

Participaram vinte pastoras e pastores, de dezesseis países diferentes: Indonésia, Índia, Singapura, Palestina, África do Sul, Angola, Botswana, Tanzânia, Zimbábwe, Alemanha, Hungria, Estônia, Dinamarca, República Tcheca, Estados Unidos e Brasil.

Foram dias de muito trabalho e de intenso convívio com pessoas luteranas de diversas partes de mundo. A troca de saberes e as diferentes perspectivas sobre o que significa ser uma pessoa luterana certamente enriqueceu a todas as pessoas que participaram.


 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

À casa de Deus não pertence nada mais que a presença de Deus com a sua Palavra.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Cristãos autênticos são os que trazem a vida e o nome de Cristo para dentro da sua vida, pois o sofrimento de Cristo não deve ser tratado com palavras e aparências, mas com a vida e com a verdade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br