Luteranos em Contexto



ID: 2650

O justo viverá pela fé

31/10/2011

O JUSTO VIVERÁ POR FÉ. Rm 1.17

Martim Lutero, a partir da sua fé em Jesus Cristo, sem armas nem violência, promoveu uma verdadeira revolução utilizando para isso apenas a pureza de sentimentos e o profundo conhecimento da verdade.

Não é de hoje que admiro Lutero: Quanto mais conheço sua vida e obra, tanto mais tenho a certeza de que ele foi um ser humano especial, que deve ser lembrado, reverenciado e seguido por todos, seja qual for a sua profissão de fé.

Tamanha foi a repercussão de sua obra que ele é citado entre os maiores educadores da história, juntamente com Vigotsky, Piaget e Paulo Freire por sua inovadora maneira de levar o conhecimento a todo através de traduções e músicas na língua falada pelo povo.

No tempo de Lutero apenas uma minoria muito restrita tinha acesso ao saber e para isso era preciso dominar línguas como o latim. E aqueles que detinham o conhecimento, muitas vezes, distorciam a verdade para enganar e manipular a maioria ignorante.

Se hoje muitas comunidades luteranas apóiam e mantém escolas devemos isso a Lutero que traduziu a Bíblia para o alemão, compôs músicas com histórias bíblicas, escreveu os catecismos, também em alemão, e incentivou a criação de escolas junto às igrejas para que TODOS pudessem aprender os ensinamentos sagrados e a fé.

Acredito que ele foi uma daquelas mentes geniais que fez brilhar uma luz na escuridão da Idade Média abrindo caminho para a Idade Moderna.

Com sabedoria , fé e muito amor por seus semelhantes conseguiu mostrar que Deus não é um juiz Implacável e severo, mas um verdadeiro PAI que orienta e sempre espera que seus filhos encontrem o caminho da salvação e da fé.

Foi através da verdade e da simplicidade que arrebatou multidões de seguidores através dos séculos, serviu de base para novas igrejas, socializando o conhecimento, e promovendo profundas transformações naquela Igreja já existente.

É por isso que estamos seguimos hoje professando a mesma fé, unidos no mesmo amor com a profunda convicção de que A VERDADE NOS LIBERTARÁ.

OBRIGADO, MARTIM LUTERO!

 

Elaine Prass
Orientadora do Culto Infantil
da Comunidade Evangélica de Confissão
Luterana em Cachoeira do Sul
 


Autor(a): Elaine Prass
Âmbito: IECLB / Sinodo: Centro-Campanha-Sul / Paróquia: Cachoeira do Sul (RS)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Luteranos em Contexto
Testamento: Novo / Livro: Romanos / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 17
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 10247

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Eu anunciarei a tua fidelidade e te louvarei o dia inteiro.
Salmo 35.28
REDE DE RECURSOS
+
Foi assim que Deus mostrou o seu amor por nós: Ele mandou o seu único Filho ao mundo para que pudéssemos ter vida por meio dele.
1João 4.9
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br