Comunicação


ID: 2771

Lançado novo logotipo do Sínodo Espírito Santo a Belém!

O manual da marca e os arquivos já estão disponíveis para consulta e utilização

22/08/2017

 

“Igreja sempre em Reforma: agora são outros 500!” – Este é o desafio que nossa IECLB lança às suas comunidades e instituições para o ano de 2017, quando comemoramos a transformação que a Reforma, desencadeada a partir de Martim Lutero, causou na Igreja Cristã no mundo inteiro. Olhar para frente, inovar, acrescentar, motivar, acolher, aceitar, abraçar, reunir, apoiar, integrar, fortalecer, dinamizar – essas são algumas palavras que podem expressar a intensão do desafio de anunciarmos uma “Igreja sempre em Reforma” enquanto Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

A partir desta motivação, o Conselho de Comunicação do nosso Sínodo deu continuidade a um assunto antigo em suas reuniões: buscar uma nova identidade visual para a comunicação escrita e em mídias. O Conselho de Comunicação é o órgão responsável pela forma como o Sínodo se comunica com os membros e o público em geral, seja por meio de impressos (como o jornal O Semeador, correspondências, etc.) seja por outras mídias (vídeos, imagens, internet, etc.).

 

Como surgiu a ideia?

Em 2009 aconteceu a primeira conversa sobre o logotipo do Sínodo. O logotipo é a junção de um símbolo a uma composição tipográfica que geralmente traz escrita o nome da instituição, marcando sua identidade visual. Ele deve ser aplicado em documentos, imagens e vídeos que transmitem mensagem ou conteúdo relacionado ao trabalho do Sínodo.

A necessidade de uma nova identidade visual vem da dificuldade de aplicação do logotipo anteriormente em uso, por possuir um desenho muito complexo. Muitas vezes sua aplicação acabou não sendo possível, especialmente quando se fazia necessária sua aplicação em tamanhos reduzidos. Além disso, o desenho do símbolo no logotipo anterior não era padronizado, pois diferentes desenhos sobrepostos eram usados para representar visualmente o Sínodo, não havendo uma definição própria.

Em 2014 o assunto foi apresentado à Assembleia Sinodal, em Rio Possmoser, onde se decidiu que, como parte do planejamento estratégico, o Sínodo criaria uma nova identidade visual, sob coordenação e responsabilidade do Conselho de Comunicação. Este Conselho se ocupou com a matéria e definiu que se contratasse um profissional da área para auxiliar nesta tarefa. Aí entra na história o designer Willi Piske Júnior, luterano, membro na Comunidade de Vitória, participante ativo do grupo de jovens, orientador do ensino confirmatório e chargista do jornal O Semeador.

Conhecedor da nossa Igreja e dos trabalhos do Sínodo, Willi realizou uma profunda pesquisa para a confecção do novo logotipo. Em seu trabalho, ele traçou três conceitos básicos – palavras-chave – que identificam a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil na região que abrange o Sínodo Espírito Santo a Belém: “Dinamicidade – Diversidade – Identidade Luterana”. A partir daí, foram surgindo as primeiras propostas, que foram acompanhadas e avaliadas pelo Conselho de Comunicação, até que se chegou neste desenho em divulgação.

 

Significado do Logotipo

No centro do desenho, na cor vermelha, temos o coração e a cruz. A cruz nos lembra Cristo; o coração, a nossa fé. A centralidade da nossa fé aponta para Cristo. Além disso, nos remete à Rosa de Lutero, que reforça nossa “Identidade Luterana”, e mantém o mesmo centro do logotipo anterior. É uma forma de expressar mudança sem, porém, perder de vista a centralidade do nosso jeito de ser luteranos e luteranas em nosso Sínodo.

Ao redor do coração, na cor azul, o desenho se completa com o jogo de elipses – formas circulares – que expressam movimento, conceituando “Dinamicidade”, lembrando as diversas áreas de atuação da IECLB em nosso Sínodo e motivando dinamicidade na vida da Igreja. As elipses são diferentes umas das outras e algumas abertas, significando a “Diversidade” da IECLB em cada região do Sínodo, como também uma Igreja aberta, acolhedora e inclusiva.

Além disso, as elipses apresentam sete pontas circulares, representando as setes áreas geográficas de atuação sinodal (as sete Uniões Paroquiais: Grande Vitória, Guandu, Jucu, Mata Fria, Norte do Espírito Santo, Norte e Nordeste e Santa Maria), também uma diferente da outra. As cores azul e vermelha também foram inspiradas na Rosa de Lutero e definidas por serem cores harmônicas, de fácil aplicação e por possibilitarem seu uso em materiais pensados para os mais diversos públicos dentro de nosso Sínodo.

No desenho do logotipo, a tipografia utilizada para escrever “Sínodo Espírito Santo a Belém” foi definida levando em consideração sua leveza e sua sobriedade, possibilitando sua aplicação tanto em materiais institucionais quanto em materiais mais lúdicos, como cartões, materiais para jovens e crianças, etc.

Em diversas divulgações, o novo logotipo também vai acompanhado de elementos gráficos auxiliares, nos quais aparecem os quatro pilares da Reforma, a Rosa de Lutero separada em partes, o mapa contido no antigo logotipo do Sínodo e o contorno do logotipo da IECLB. Sua intenção, quando forem utilizados, é reforçar nossa identificação enquanto luteranos e luteranas membros na IECLB.

Também é sugestão do Conselho de Comunicação que em todos os materiais possíveis, o novo logotipo do Sínodo seja sempre aplicado ao lado do logotipo da IECLB, para reforçar que o Sínodo é uma instituição dentro da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

Este trabalho foi inicialmente apresentado ao Conselho de Comunicação, que deu sugestões de ajustes; depois para a Conferência Sinodal de Ministros e Ministras, em Ibiraçu/ES; depois para a Diretoria Sinodal, que deu parecer favorável; e finalmente aprovado pelo Conselho Sinodal no dia 07/07/2017, nas dependências da Associação Albergue Martim Lutero, em Vitória/ES, passando a ser oficialmente o novo logotipo que define a identidade visual do Sínodo Espírito Santo a Belém a partir desta data.

O desejo do Conselho de Comunicação é de que este novo logotipo motive para que em cada comunidade sejamos uma “Igreja sempre em Reforma”, disposta a inovar e a renovar, firmando sua fé em nosso Senhor, Jesus Cristo, centro de nossa vida comunitária.

Ajude a divulgar o novo logotipo! Vamos marcar nossa nova identidade visual!

Acesse o manual da marca e os arquivos prontos para aplicação.


Autor(a): Pastor Eloir Carlos Ponath (Conselho de Comunicação)
Âmbito: IECLB / Sinodo: Espírito Santo a Belém
Área: Comunicação
ID: 43426

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Jesus Cristo diz: Passarão o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão.
Lucas 21.33
REDE DE RECURSOS
+
A intenção real de Deus é, portanto, que não permitamos venha qualquer pessoa sofrer dano e que, ao contrário, demonstremos todo o bem e o amor.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br