Culto e Liturgia



ID: 2653

O Ofício da Absolvição Individual

08/03/2018

 

O Ofício da Absolvição Individual
(Catecismo Menor, 5ª. Parte)

(A pessoa confitente procura o ministro ou a ministra e lhe fala de seu propósito de confessar, em sigilo, seus pecados, angústias, para ser deles aliviada pela absolvição de Deus.)

Declaração trinitária ou Voto Inicial

M. Em nome do Pai, e do (+) Filho e do Espírito Santo.

C. Amém.

M. Vinde a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados, eu s os aliviarei, diz o Senhor (Mt 11.28).

Convite

M. Vieste aqui, ..............(nome), para buscar alívio e absolvição. Por isso, na certeza do meu total sigilo como ministro (ministra) de Deus, fala com toda sinceridade.

Confissão

(A pessoa fala daquilo que a oprime)

M. .......... (nome), terminaste a tua confissão?

C. Sim.

Oração

M. (mediante oração, entrega a Deus a confissão feita, pedindo que Deus conceda alívio e perdão e encerra a oração em conjunto com a pessoa confitente)

M. Oremos em conjunto:

M. e C. Pai nosso...

M. (Impondo-lhe a mão, dirá:)

M. Deus de infinita misericórdia, que, pela morte e ressurreição de seu Filho Jesus Cristo, reconciliou o mundo consigo e enviou o Espírito Santo para a remissão dos pecados, te concede, pela Igreja, perdão e paz. E eu, por ordem de nosso Senhor Jesus Cristo, te absolvo dos teus pecados, em nome do Pai, e do Filho (+), e do Espírito Santo.

C. Amém.

M. Feliz a pessoa cuja iniquidade é perdoada, cujo pecado é encoberto. A tua fé te salvou. Vai em paz!

(A pessoa vai para casa com a recomendação de ler o Salmo 32. As boas obras que seguem são parte do sacrifício de ação de graças. No domingo, como parte de sua gratidão, na igreja, tomará do “cálice da salvação”, conforme diz o salmista (Sl119.12-13, 16-19].)

(Celebrações do Povo de Deus – CPD, p. 54)


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cristãos autênticos são os que trazem a vida e o nome de Cristo para dentro da sua vida, pois o sofrimento de Cristo não deve ser tratado com palavras e aparências, mas com a vida e com a verdade.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Ninguém deve fazer tudo o que tem direito a fazer. Cada qual deve olhar para o que é útil e o que é benéfico para o seu irmão, para a sua irmã.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br