Culto e Liturgia



ID: 2653

Batismo - aspectos antropológicos

Numa perspectiva antropológica, o batismo é um rito de passagem; mais especificamente, um rito de iniciação a uma sociedade alternativa.

Como ensinou van Gennep (GENNEP, Arnold van. Os ritos de passagem. Petrópolis: Vozes, 1978) há quase cem anos, ritos de passagem marcam a mudança de um estado para outro, de uma situação para outra, na vida de uma pessoa ou de grupos.

Para tanto, subdividem- se em ritos de separação do estado anterior, de transição e de agregação à nova situação.

Visto em perspectiva antropológica, o batismo é um rito de passagem. Como rito de passagem, é, mais especificamente, um rito de iniciação a uma sociedade alternativa.

A prática do batismo na igreja antiga, descrita mais adiante, mostra como podem ser eloqüentes os ritos batismais de separação do estado anterior, de transição e de agregação à nova situação.

Sendo um rito de iniciação a uma sociedade alternativa, o batismo não é, pois, um rito de nascimento ou de maternidade e paternidade, como boa parte das liturgias batismais da atualidade tende a sugerir. 

Fonte: Livro de Batismo da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
- Portal Luteranos
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Não somos nós que podemos preservar a Igreja, também não o foram os nossos ancestrais e a nossa posteridade também não o será, mas foi, é e será aquele que diz: Eu estou convosco até o fim do mundo (Mateus 28.20).
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br