Sonhemos nosso sonho!

29/06/2018

O rei Ludwig II da Baviera sonhou com muitas obras maravilhosas. A que mais chama a atenção é Neuschwanstein que foi imaginado como um perfeito castelo medieval em pleno século 19, o qual até hoje é objeto de admiração. O castelo é umas das principais atrações turísticas da Alemanha, mesmo sendo construído para que ninguém além do rei o pudesse desfrutar. O tempo fez com que o castelo que foi construído para um só se tornasse deleite de muitos. O sonho de um terminou sendo a realidade para muitos.
Em nossa vida, nós muitas vezes sonhamos. E como no sonho não existem limites, uma pequena criança pode sonhar em morar na Lua ou no fundo do mar. Os adolescentes costumam sonhar acordados, sonham com a pessoa amada, sonham com um mundo melhor. Nos sonhos, as coisas impossíveis estão ao alcance humano. O problema reside em que acordamos neste mundo e nos damos conta de que simplesmente era um sonho (muitos dirão quase impossível de realizar-se). Acredito que os adultos esqueceram como é sonhar ou pelo menos acham os sonhos simples bobagens. Talvez, esse seja o problema do mundo atual. Tudo é concreto. Não é possível transformar sonhos em realidades.
O que teria acontecido se o rei Ludwig II desde criança não teria sonhado com um castelo majestoso? O que teria acontecido se aquelas crianças, jovens e adultos tivessem deixado de lado os seus sonhos?
Deus nos deu a possibilidade de sonhar, de criar novos mundos em nossa cabeça. A criação justamente começou porque Deus criou a partir daquilo que não existia. Em Jesus Cristo, o divino se fez gente e o sonho de um mundo melhor começou a ser realidade para a humanidade.
Arrisco a escrever, parafraseando Raul Seixas, que a Trindade (Deus Pai, Filho e Espírito Santo) sonhou e esse sonho se tornou realidade. Assim também nós, poderíamos arriscar e sonhar juntos para tornar nossos sonhos realidade. Podemos sim sonhar por um mundo melhor, onde a violência deixe de existir, onde as pessoas possam ser tratadas de forma digna, onde todos e cada pessoa vivam em abundância. Mas, é necessário que sonhemos juntos para que esse sonho, com a graça de Deus, possa tornar-se realidade.


Autor(a): P. José Kowalska
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio de Janeiro - Bom Samaritano (Ipanema-RJ)
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 47764
REDE DE RECURSOS
+
A Palavra de Deus é a única luz na escuridão desta vida. É Palavra da vida, de consolo e da toda bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br