Pentecostes - Deus vem para transformar o coração das pessoas

03/06/2017

João 20.19-23
Prezada Comunidade,
Estimados(as) rádio-ouvintes da rádiowebluteranos.com

Hoje é um dia de festa. É o dia de Pentecostes. E Pentecostes é o dia do nascimento da igreja cristã. Por isso, esse dia de Pentecostes é celebrado em todas as igrejas cristãs do mundo. Pentecostes é o dia em que Deus Pai e Jesus Cristo cumprem a promessa e enviam o Espírito Santo aos seus discípulos(as).

Mas o que faz o Espírito Santo?

Depois da morte de Jesus a Comunidade dos discípulos ainda se sente com muito medo diante da perseguição dos líderes judeus que prenderam e crucificaram a Jesus. Depois da crucificação de Jesus começou uma grande perseguição aos seus seguidores(as). Muitos foram descobertos, presos, castigados e mortos por apedrejamento, devorados por leões nos estádios públicos, ou então crucificados como Jesus. Por isso, o mais seguro era nem sair de casa, manter as portas e janelas bem trancadas e esconder-se por algum tempo até baixar a poeira.

Nesse ambiente de medo e de perseguição, Jesus apareceu várias vezes aos seus discípulos e discípulas. Ele atravessou paredes e portas fechadas para estar na frente de seus discípulos. Mas cada vez que Jesus se manifestava ele precisou dizer: Não tenham medo!. Assim como Tomé, muitos outros não acreditaram que Jesus tinha ressuscitado. Eles achavam que era o fantasma de Jesus, ou então alguma outra pessoa parecida com Jesus. Quando Jesus mostra as feridas nas mãos e nos pés e no seu lado, então finalmente os discípulos se convencem que não era um fantasma, nem alguma pessoa parecida – mas era o próprio Jesus que estava ali, que havia mesmo voltado da morte. Passado o susto, o medo foi transformando-se em paz e alegria.
Jesus então lhes dá uma missão: Assim como o Pai me enviou eu também envio vocês. E então Jesus sopra em direção aos seus discípulos – quase do mesmo jeito como Deus soprou sobre Adão e Eva. E após soprar, Jesus diz aos seus discípulos: Recebam o Espírito Santo.

Mas, depois que Jesus saiu do meio deles - voltou a crescer neles o sentimento de medo. O medo é algo natural e muitas vezes até necessário para a preservação da vida. Dizem que as crianças se machucam mais que os adultos, porque elas não tem medo. Existem estatísticas que mostram que os acidentes de carro são mais comuns com os jovens. Eles arriscam mais nas ultrapassagens, porque eles não tem medo.

Portanto o medo é útil e ajuda na preservação da vida.

Portanto, os discípulos já tinham visto a Jesus ressuscitado. Jesus se reuniu com eles, comeu com eles, mostrou as suas feridas comprovando que era ele mesmo, deu-lhes uma missão. Mas o medo ainda deixava aqueles discípulos(as) imobilizados. Na presença de Jesus, eles se entusiasmavam e faziam promessas de fidelidade. Mas, quando Jesus se distanciava, o medo esfriava todo aquele entusiasmo.

O apóstolo Paulo aprendeu de Jesus o que significou aquele sopro que Jesus deu sobre os seus discípulos. Ele escreveu em Romanos 10.17 : A Fé vem pelo ouvir a mensagem a respeito de Cristo. Falar de Jesus de forma verdadeira, falar dos seus ensinamentos – isso cria fé e alimenta a fé nas pessoas. Dizer que nós temos um Deus que ama, que perdoa qualquer pecado, que se alegra com nosso arrependimento e que nos vai abençoar com uma nova oportunidade para refazer a nossa vida. Falar de Jesus que nos ensinou com gestos e palavras que Deus não precisa de nossa ajuda, mas o nosso próximo sim precisa. Por isso, a verdadeira forma de adorar a Deus, de agradecer a Deus é ser uma pessoa boa, é ajudar alguma outra pessoa, é observar os mandamentos de Deus e envolver-se na proteção da Terra, dos animais, do meio ambiente.

E Jesus não quer que fé desapareça do coração dos seus seguidores. Jesus não quer que eles desanimem por causa das adversidades. É isso que faz o Espírito Santo: ele dá a confiança aos seguidores de Jesus que o Espírito do próprio Jesus continua no meio deles. Essa certeza da presença de Jesus no meio deles, supera todo o medo.

Já ouvimos que a missão de Jesus aos seus seguidor@s é que el@s anunciassem anunciem que Jesus continua aqui no meio de nós, que ele continua procurando as suas ovelhas perdidas, que para Jesus todas as pessoas são iguais diante de Deus e tem acesso ao perdão dos pecados para que todos tenham vida e vida em abundância. Cada pessoa é um ser preciso para Deus, ao ponto de Deus enviar o seu Filho Unigênito a esse mundo, para que toda pessoa que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3.16)

Essa mensagem de Jesus deu esperança as pessoas mais humildes. Se elas não tinham um lugar nesse mundo, se o mundo não se importava com elas, agora elas sabiam que Jesus desceu do céu para procurá-las e dizer quem confia e pratica a vontade de Deus nesse mundo, Jesus abriu as portas do céu. Já não há nada que possa nos afastar do amor de Deus, Nem sofrimento, nem dificuldades, nem perseguição, nem fome, nem pobreza, nem pecado e nem a morte. (Romanos 8.35).

Mas – parece que o diabo sempre encontra um jeito de nos desviar da Palavra de Deus. E dessa vez ele fez muitas pessoas individualizarem essa mensagem de Deus. As pessoas começaram a dizer: Que bom que Deus me ama, que bom que ele não me desampara nos momentos difíceis da vida. Que bom que Jesus derrotou os poderes da morte e me oferece salvação eterna. Que bom que um dia vou morar na casa de Deus. Tudo isso deve ser porque eu mereço.

Por isso, ajudar os pobres – tudo bem. Ser bondoso com quem passa fome, tudo bem. Mas isso de ser irmão ou irmã, de escravos, de negros, de índios, que as mulheres tenham os mesmos direitos que os homens, isso não dá.

Portanto, Jesus percebe que a sua presença no meio dos seus discípulos(as) não era apenas necessária para que eles vencessem o medo, mas é também necessária para que eles mudassem de pensamentos. Sem a mudança de pensamento, a mensagem do amor, da igualdade, da solidariedade não encontrará aceitação entre as pessoas. Portanto, a pessoa por si só não consegue mudar, por isso é preciso que o Espírito Santo transforme o pensamento e o coração das pessoas.

Portanto, a função do Espírito Santo fazer com que os seguidores de Jesus falem do grande amor de Deus por nós e transformar as pessoas para que elas não personalizem esse amor de Deus somente para elas mesmas, mas sim que vivam a vontade de Deus em gestos concretos.

E Deus usa diferentes maneiras para abrir o coração das pessoas e transformar seus pensamentos em relação a vida. Mas as grandes transformações na nossa vida somente acontecem quando passamos pelo fogo. Talvez seja por isso que o Espírito Santo é representado por línguas de fogo que caem sobre as pessoas. Quem não passa pelo fogo – nunca se transforma, mas fica do mesmo jeito a vida inteira. Lá em Minas se dizia que a pessoa que não se transforma é como o piruá. Sabem o que é piruá? É o milho da pipoca que não estourou na panela. Tem gente que mesmo passando pelo fogo, são pessoas de uma dureza assombrosa, tal qual o piruá, assim como o piruá.

Pentecostes é portanto, um chamado de Deus para que todos nos transformemos. Deus deseja que a igreja continue ensinando que tod@s somos iguais, que pratiquemos o amor ao próximo como a si mesmo. Ser discípul@ ou - ser igreja de Jesus Cristo - significa deixar-se transformar, significa superar a dureza do próprio coração.

Por isso, também Martin Lutero dizia: A igreja de Jesus Cristo deve estar sempre em Reforma. Ela deve falar constantemente de Jesus Cristo. Somente quem ouve a mensagem de Cristo é que pode ser transformada pelo Espírito Santo. Que o Espírito Santo também sopre sobre nós e transforme nossos corações e pensamentos. O Espírito Santo nos libertará de todos os medos, mas também deixará ainda outros frutos dentro de nós: Conforme Gálatas 5.22, essa transformação vai produzir em nós os frutos do Espírito que são o amor, a alegria, a paz, a paciência, a bondade, o domínio próprio.

Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus nosso Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam também no meio de nós. Amém.
 


Autor(a): Nilton Giese
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Belo Horizonte (MG)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 20 / Versículo Inicial: 19 / Versículo Final: 23
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 42508
REDE DE RECURSOS
+
Louvem o Senhor pelas coisas maravilhosas que tem feito. Louvem a sua imensa grandeza.
Salmo 150.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br