Mateus 16.13-20 - 12º Domingo após Pentecostes - 27/08/2017

Caderno de Cultos 2017

27/08/2017

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bom dia a todos! Que a paz de Cristo esteja conosco!
Com grande alegria iniciamos este culto e desejamos a todos os visitantes a benção de Deus sobre suas vidas, sejam bem vindos entre nós!

CANTO DE ENTRADA
Nº330 – HPD 2 – Aqui chegando, Senhor

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Reunimo-nos para celebrar este culto em nome do Trino Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 365 – HPD 2– Vem, Espírito Santo

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Diante do Senhor Todo Poderoso queremos nos colocar humildes e clamar por seu grande amor e misericórdia: Tem misericórdia de nós pecadores! Pois o que é bom, e é obediência a Deus deixamos de fazer tantas vezes, e o pecado tem tentado nos derrotar. Perdão Senhor! Pedimos que por sua graça nos encha o coração de alegria e libertação do pecado. Agradecemos-te Pai, que por amor enviaste Jesus Cristo para morrer em nosso lugar conquistando assim o perdão dos pecados.

ANÚNCIO DO PERDÃO
A Palavra nos diz: Ó Senhor, tu és bom e perdoador e tens muito amor por todos os que oram a ti. Sl 86.5 Assim fomos agraciados por seu perdão!
KYRIE
Diante de tanta desesperança e trevas, somos chamados a cantar: Quando se abate a esperança, Ele se achega e nos fala 438 HPD 2

GLÓRIA IN EXCELSIS
471 HPD 2 Glória ao Cordeiro

ORAÇÃO DO DIA
Pai Amado, Louvamos teu grandioso Nome acima de todas as coisas! Agradecemos a oportunidade que hoje temos de estar aqui reunidos. Em todo o mundo cristão estão te buscando neste dia e queremos nos unir a eles. Tu que conheces a cada um muito bem e sabes tudo o que se passa em nossos corações, juntos queremos ouvir a tua Palavra e dela queremos nos alimentar. Sabemos que a Tua Palavra nos sustenta a alma e fortalece-nos na fé. Por isso humildemente pedimos que fale a cada um conforme a Tua infinita bondade. Em nome de Jesus. Amém
LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Isaías 51. 1-6

2ª Leitura Bíblica: Romanos 12. 1-8

3ª Leitura Bíblica: Mateus 16.13-20

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 379 – HPD 2– Estou Pronto, Senhor para ouvir-te

PREGAÇÃO

Em que o povo hoje em dia acredita? Será que há clareza de fé diante de tantas propostas religiosas ao nosso redor?
Neste ano que comemoramos os 500 anos da Reforma Protestante é tempo de avaliar e refletir sobre a nossa clareza de fé. Sabemos o que a Reforma Luterana significa para nós nos dias atuais?
A palavra que lemos nos dá a verdadeira orientação:
1. Jesus pergunta aos discípulos: “Quem o povo diz que o Filho do Homem é?” Temos aí uma boa pergunta para nós refletirmos hoje. Quem é Jesus para o povo, para a maioria? O que tem se falado sobre Jesus? Tem sido verdade essas afirmações? Ou muitas vezes tem confundido mais as pessoas do que esclarecido?
Pois na época de Jesus havia uma confusão e divisão de opiniões. Alguns diziam que Jesus era o profeta Elias, outros diziam que era o profeta Jeremias ou outro profeta, até mesmo o confundiam com João Batista o contemporâneo de Jesus. Havia na época muita confusão de crenças. Pois vemos que muitos acreditavam em reencarnação, pois como achavam que Jesus seria Elias? Somente crendo que poderia ser numa espécie de reencarnação. Mas como a própria Palavra esclarece: “Cada pessoa tem de morrer uma vez só e depois ser julgada por Deus.” Hebreus 9.27
2. E a segunda pergunta de Jesus é direta e pessoal: “E vocês? Quem vocês dizem que eu sou?”
Diante dessa pergunta nós também somos hoje desafiados a refletir: Quem é Jesus pra mim? Ele é o Filho de Deus? Ele é meu Senhor e Salvador? Creio que a morte dele na cruz me salvou de todo o pecado? Tenho depositado toda a minha confiança Nele ou tenho ainda resquícios de dúvidas?
Diante da pergunta Jesus aguarda uma resposta! Qual será a sua resposta?
Simão Pedro respondeu com fé e muita convicção que Jesus é o Messias, o Filho de Deus!
Diante de nossas dúvidas podemos olhar para Pedro e com ele afirmar: Senhor Tu és o Filho de Deus. Peçamos a Deus o entendimento para compreender a Palavra e crer de todo o coração!
Assim como a Pedro foi revelado a declaração de fé, também a nós diante da leitura diária e do ouvir a Pregação nos é revelado que Cristo é o Filho de Deus.
A centralidade em Cristo é a base da fé protestante. Lutero certa vez disse que “Jesus Cristo é o centro e a circunferência da Bíblia”, o que significa que o que Cristo realizou em sua morte e ressurreição é o conteúdo fundamental da Escritura. A palavra “igreja” aparece neste texto, são poucas as vezes que a palavra aparece nos Evangelhos. Então Jesus quer destacar algo que devemos agarrar certos na convicção: A verdadeira Igreja se fundamenta na confissão que Jesus é o Cristo, filho do Deus vivo! Conforme afirma Lucas em Atos 4.12 “Não há salvação em nenhum outro! A salvação só pode ser conseguida por meio dele (Cristo). Pois não há no mundo inteiro nenhum outro que Deus tenha dado aos seres humanos, por meio do qual possamos ser salvos.” A Igreja é composta por todos aqueles que se submeteram ao senhorio de Jesus Cristo.
Precisamos aprender que Jesus é mais que um bom exemplo a ser seguido ou imitado, Jesus é mais que um mártir, mais que um psicólogo. Jesus Cristo é tudo para o pecador! Diante dessa verdade nem a morte pode vencer a Igreja que tem seu fundamento firme em Jesus Cristo!
No século XIX um músico conduziu em dado momento a Nona Sinfonia de Beethoven de forma tão magnífica que o auditório se colocou em pé e aplaudiu longamente. O maestro curvou o rosto, mas o auditório continuava aplaudindo. E então ele se voltou para a orquestra e disse de forma severa: Cavalheiros, cavalheiros! Diante do barulho dos aplausos a orquestra se esforçou para tentar ouvi-lo sem saber se alguém havia feito algo errado. O maestro então diz: “Cavalheiros, eu não sou nada. Vocês não são nada, mas Beethoven é tudo!” Diante dos diversos estágios de sua vida você tem deixado o grande compositor Jesus Cristo te compor? Ele é o divino compositor, o divino maestro, o divino músico! Nós somos seus instrumentos!
Você pode exclamar: Eu não sou nada, você não é nada. Jesus Cristo é tudo! E juntamente com Paulo afirmar “Pois para mim, viver é Cristo e morrer é lucro” Fp 1.21
Que Deus em sua infinita misericórdia nos abençoe e assim coloquemos essa palavra em prática na nossa vida.

Nº 410 – HPD 2 – Meu bom pastor

CONFISSÃO DE FÉ
Como resposta ao que ouvimos da Palavra pregada, confessemos nossa fé com as palavras do Credo Apostólico...

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 452- HPD 2 – Senhor, eu quero amar-te

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4
PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que o Senhor Deus te abençoe e te guarde e faça resplandecer sua face sobre ti e te dê a sua paz. Amém.

ENVIO
Que olhemos para Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador diariamente, sendo inspirados a viver de acordo com sua vontade. Abençoada semana a todos! Amém!
CANTO FINAL
Nº 369 – HPD 2– Gesto da Paz
 


Autor(a): Miss. Rosimere M. Ramlow Becker
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 12º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 16 / Versículo Inicial: 13 / Versículo Final: 20
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 42817
REDE DE RECURSOS
+
Quanto mais a gente de embrenha na Criação, maiores os milagres que se descobre.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br