Mateus 13.31-33,44-52 - 8º Dom. após Pentecostes - 30/07/2017

Caderno de Cultos 2017

30/07/2017

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Simão Pedro respondeu a Jesus: Senhor, para onde iremos? Tu tens as palavras da vida eterna. (Jo 6.68) Feliz a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo que ele escolheu para a sua herança. Sl 33.12

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
HPD 2, 377 A Paz do Senhor

Ou: HPD 1, 107 Bem de manhã

SAUDAÇÃO
(Invocação Trinitária)

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº – HPD 2, 369 – Vem espirito Santo, vem

Ou: HPD 2, 383 - A lei do Senhor

CONFISSÃO DE PECADOS
Deus fiel, Deus do amor, novamente nos reúnes contigo, nós te agradecemos e louvamos por isto. Mas temos que reconhecer, não te amamos de todo coração, nem amamos o nosso próximo como a nós mesmos. Perdoa-nos, renova-nos através de tua palavra, levanta-nos de nosso pecado. Em nome de Jesus Cristo nós pedimos clamando: Perdão Senhor, perdão.

ANÚNCIO DO PERDÃO
A fé que vocês têm não se baseia na sabedoria humana, mas no poder de Deus. (1º Coríntios 2.5) Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: tenham alegria! (Filipense 4.4) Que a paz de Deus esteja com todos.

KYRIE
Por estarmos reunidos na presença do altíssimo Deus, como seu povo, não podemos deixar de clamar pelos sofrimentos e a dor que há neste mundo, clamemos: Tem, Senhor, piedade...

GLÓRIA IN EXCELSIS
Deus ouve o clamor do seu povo, nós o louvamos e glorificamos cantando com oa anjos e exércitos celestiais, glória a Deus e paz na terra, cantemos o glória...

ORAÇÃO DO DIA
Ó Deus, pastor do teu povo e mãe da vida se generoso com teus filhos e filhas! Enche-nos da tua ternura para que, cheios de fé, esperança e amor, guardemos fielmente os teus mandamentos. Por Cristo Jesus, nosso Senhor. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: 1º Reis 3.5-12

2ª Leitura Bíblica: Romanos 8.26-39

3ª Leitura Bíblica: Mateus 13. 31-33,44-52

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
HPD 1, 381

PREGAÇÃO
Irmãos e Irmãs. O evangelho de hoje nos dá o final da fala de Jesus através de parábolas (comparações). Jesus nele pergunta aos seus discípulos, se entendem o que ele disse. Esta mesma pergunta Jesus não somente fez no passado, ele também a faz para nós hoje: Vocês entenderam o que eu disse?
Irmãos e Irmãs, o verdadeiro entender não acontece somente com a razão, ele é bem mais profundo, ele também acontece com o coração. Depende do coração a disposição de dar lugar para a palavra, depende do coração a disposição de seguir e viver Jesus. Como já disse, o evangelho hoje está no final da fala de Jesus através de parábolas comparações, mostrando-nos a alegria do evangelho e a seriedade que o evangelho pede de nós.
Parece um sonho. Quem já não sonhou com algo assim, achar ou descobrir um tesouro, uma pérola valiosa. Quem de nós já não sonhou não precisar mais se preocupar com a sobrevivência diária ou até em ajudar outros para sua sobrevida.
Que alegria, descobrir Jesus, este é o tema da parábola, das comparações. Descobrir Deus, disto nos fala o evangelho. Quem descobre Jesus, descobre a alegria. Alegria que tira a luz, o foco de todas as coisas passageiras e faz brilhar as verdadeiras coisas que trazem vida.
A alegria é uma experiência fundamental da fé cristã. A minha alegria vos dou, diz Jesus no evangelho de João. Saber-se amado, saber-se aceito, saber-se perdoado, saber que não se está só na vida, mas que há alguém com quem contar, falar e compartilhar, alguém em que se pode ter fé e que tem fé na gente, alegra e liberta.
Esta é a boa nova do evangelho. Um cristianismo sem alegria, um culto sem alegria, que não produz alegria, não é cristão.
O reino de Deus é encontrado como tesouro, não em lugares especiais, também, mas antes de mais nada em nosso dia a dia. Lá está Deus, lá onde vivemos, onde trabalhamos, onde descansamos e nos divertimos. O Deus vivo está em todos os lugares. Todos os lugares são especiais para Ele, porque são locais de encontro com ele e com o outro. Ele quer ser vivido, quer ser buscado por todos em todos os momentos. Aí está o tesouro, a pérola preciosa que não devemos perder. Aí se mostra a nossa riqueza. Porque o evangelho renova nossas vidas e nossas relações, também com Deus nosso Senhor. Amém.

HINO
HPD 1, 249 Graças, Senhor eu rendo muitas graças

CONFISSÃO DE FÉ
Porque pelo batismo Deus nos fez seu povo, nós rememoramos que somos batizados e como filhos e filhas de Deus confessamos alegremente a nossa fé, esperança e amor.

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
HPD 1, 221 Senhor, porque me guarda a tua mão.


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Deus eterno e Santo, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, nele nos fizeste teus, nele te fizeste nosso. Nós te buscamos agradecidos por teu amor, por tua bondade e misericórdia que nos tens revelado ao nos aceitares como teus filhos e filhas. Nós te agradecemos em podermos ser de tua comunidade, de tua família. Nós te agradecemos por cada um e cada uma que encontramos em nossos caminhos. Nós nos preocupamos com todos aqueles que vivem uma vida como se tu não existisses, como se tudo dependesse deles e de mais ninguém, se tu com eles e desperta neles a fé, mostra-nos como podemos ajudá-los. Nós te agradecemos que tua palavra ainda hoje nos fala, chama e capacita, permite que o nosso testemunho mova corações para ti e para o que é teu. Perdoa-nos a nossa falta de fé, esperança e amor. Chama-nos a eles sempre de novo. Se com tua Igreja em todos os lugares, lembra-te do teu povo que se reúne na IECLB, dá de tua unidade e paz. Pedimos pelas autoridades, por todos aqueles que nos governam, inspira-lhes humildade e bom senso. Dá-nos paz, Senhor. Lembramos os povos que vivem em e sob guerra, permite reconciliação e paz. Sê com doentes e enlutados. Lembra-te das crianças e dos jovens, se com os idosos, dá-lhes de teu amor. Vem Senhor. Amém.

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Bênção

ENVIO             
Envio

CANTO FINAL
HPD 2, 463 Caminhamos pela luz de Deus.


Autor(a): P. Walter Hoppe
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 8º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 13 / Versículo Inicial: 31 / Versículo Final: 52
Título da publicação: Caderno de Cultos / Ano: 2017
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 42813
REDE DE RECURSOS
+
Um coração repleto de alegria vê tudo claro, mas, para um coração triste, tudo parece tenebroso.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br