Marcos 16.12-18 - 2º Domingo da Páscoa - 08-04-2018

Caderno de Cultos 2018

08/04/2018

2º DOMINGO DE PÁSCOA – 2018
08-04-2018
Pregação: Marcos 16.12 – 18; 1ª Leitura; Salmo 133 - 2ª Leitura I João 1.1-2.2;
Ronald Celso Schwebel –e Odete Schwebel - Lucas do Rio Verde

ACOLHIDA

Saudamos a todos, com as Palavras de Provérbios 19.21
“Muitos são os planos do coração do homem, mas o que prevalece é o propósito de Deus”.

CANTICO DE ENTRADA
Nº 332 HPD 2 – Deus está aqui

LITURGIA DA PALAVRA

SAUDAÇÃO
Reunimo-nos na presença de Deus Pai, Jesus Cristo seu Filho ressurreto e do Espírito Santo o Consolador.

CANTO DE INVOCAÇÃO

Nº 107 HPD 1 – Bem de manhã embora o céu sereno.

CONFISSÃO DE PECADOS

Senhor perante Ti sempre de novo temos que reconhecer que falhamos com os propósitos para os quais nos criaste. Pecamos quando pelo nosso egocentrismo falhamos para com o nosso próximo, deixando de perdoar. Nos distanciamos da Tua Palavra e com isto nos afastamos da Tua Igreja que são nossos irmãos, e, ainda, deixando de cumprir os teus mandamentos.
Tem piedade de mim(nós) Senhor e perdoe os meus(nossos) pecados. Em nome de Jesus Cristo o Redentor. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Se confessarmos os nossos pecados Ele é Fiel e Justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

KYRIE (Olhar pelo sofrimento do outro)
Deus ouça o nosso clamor e nos perdoa, mas não podemos calar quando estamos diante de pessoas que sofrem, clamamos a Deus por compaixão cantando o hino:
Pelas dores deste mundo.

GLÓRIA IN EXCELSIS
Demos Glória a Deus cantando o hino: nº 349 HPD 2

ORAÇÃO DO DIA
Onipotente e Misericordioso Deus, permite que neste culto Te sirvamos com o nosso louvor e a nossa gratidão pela Tua poderosa Palavra dada a nós neste dia e que temos em nosso País a liberdade de cultuar a Ti nosso Criador. Faze de nós instrumentos do Teu amor revelado em Jesus Cristo Teu Filho Amado nosso Senhor e Salvador. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

1ª Leitura Marcos 16.12-18 (Prédica)
2ª Leitura Salmo 133
3ª Leitura I João 1.1-2.2

CÂNTICO INTERMEDIARIO

Nº 411 do HPD 2 – Jesus ao lado

PREGAÇÃO – Marcos 16. 12 - 18

Introdução:
Na Grande Comissão “IDE” em Mateus 28, a ordem é Fazer discípulos, Ensinando-os. Em nosso texto base que é Marcos 16, Jesus fala de pregar, anunciar, ensinar o Evangelho a toda criatura. No Evangelho de Lucas o Ide para os discípulos era o desafio de pregar o arrependimento para remissão dos pecados. No evangelho de João o Ide de Jesus é que sejamos testemunhas da Boa Nova de Deus revelada em Cristo Jesus. O cristão faz parte da família de Deus, e estamos sendo preparados para a eternidade, e maravilhosamente Deus nos convida a participarmos desta magnifica história do REINO DE DEUS.
OLHANDO PARA A ÉPOCA DE JESUS
Até os confins da terra..., o que deixou os discípulos mais chocados? Fazer isto a pé? Atravessar o deserto com sol escaldante? Ou cavalgando com animais vagarosos, este era o meio de transporte da época, eram barreiras físicas reais, para cumprir a ordem de Jesus IDE.”
OLHANDO PARA A NOSSA ÉPOCA
Hoje temos aviões que em poucas horas atravessam o planeta, e barcos bem mais velozes do que o apóstolo Paulo usou em suas viagens missionárias. O mundo encolheu em função da era tecnológica, (watts zap. E-mail, internet, etc.) com isso, todo o canto do universo está ao nosso alcance em segundos. Não há desculpas para não pôr em prática o IDE de Jesus. Portanto você pode evangelizar há km de distância, mesmo sem se fazer presente.
O QUE OCUPA A NOSSA MENTE
Temos de destruir em nossa mente o raciocínio egoísta, em 1º Coríntios 14.20 “Não pensem como crianças, mas como gente madura”, este é o primeiro passo para se tornar um Cristão Altruísta, crianças pensam mais em si, adultos pensam mais nos outros, conforme Filipenses 2.4.A única forma de mudar isto em nossa vida, é viver na dependência de Deus, felizmente Deus não nos deixa sozinhos nesta luta, conforme I Cor. 2.12.
O que realmente eu preciso pedir a Deus que me mostre qual o caminho que devo trilhar para que possa repassar a mensagem de Amor ao nosso próximo, isto é: a toda criatura, conforme nosso texto diz em Marcos 16.15
TEMOS QUE PENSAR DE FORMA GLOBAL
A palavra Globalização, também se encaixa em nosso texto da Grande Comissão I D E e em João 3.16 diz: “Porque Deus Amou o mundo ... inteiro...
A Família de Deus engloba todo o universo.
O apóstolo Paulo diz em Colossenses 1.6, as Boas Novas estão sendo difundidas pelo mundo todo transformando vidas, assim como transformou a minha e a sua.
NOSSAS DESCULPAS E FUGAS
Deus não aceita as desculpas, veja exemplos nas Sagradas Escrituras: Sara: ´Estou muito velha para gerar filhos”; Isaías: “Sou homem de impuros lábios”; Jonas: “Fugindo se escondeu no porão de um navio”;
Quais as suas desculpas, ou fugas para que a Boa Nova de Cristo seja anunciada a toda criatura? Ou você está esperando um chamado especial, uma sensação diferente ou um acontecimento sobrenatural? Deus disse para Jeremias, não diga isto. “Você deve ir onde eu o enviar e dizer o que eu lhe mandei dizer, não tenha medo do povo eu estarei com você e cuidarei de você”. Esta promessa Deus faz quando você abraça a incumbência que Jesus diz em Marcos 16.15 do nosso texto. Que Jesus te dê a Sabedoria que necessitas pra transmitir a Boa Nova da Salvação.
Amém

Nº 98 HPD 1 - Qual barco singra pelo mar.

CONFISSÃO DE FÉ
Vamos confessar nossa fé com as palavras do credo apostólico.
Creio em Deus Pai...

CANTO PÓS CONFISSÃO
Nº 159 HPD 1 – Creia Sempre

OFERTA
AVISOS
ANIVERSARIANTES
ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
(Motivos de oração da comunidade)
PAI NOSSO
LITURGIA DE DESPEDIDA
BENÇÃO
Que o Deus da graça te abençoe te guarde, que sua justiça e amor se derramem sobre ti e te de a paz hoje e sempre. Amém.
ENVIO
Ide na paz do Senhor e servi-o com temor e tremor, confiante sua bondade e amor.
CANTO FINAL
Nº 466 – HPD 2 – As maravilhas do Senhor.


Autor(a): Ronald Celso Schwebel e Odete Schwebel
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Domingo: Páscoa
Perfil do Domingo: 2º Domingo da Páscoa
Testamento: Novo / Livro: Marcos / Capitulo: 16 / Versículo Inicial: 12 / Versículo Final: 18
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2018
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 45598
REDE DE RECURSOS
+
Senhor, tu és bom e compassivo, abundante em benignidade para com todos os que te invocam.
Salmo 86.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br