Lucas 4.14-21 - 3º Domingo após Epifania - 27/01/2019

Caderno de Cultos 2019

27/01/2019

27/01/2019 – 3º Domingo após Epifania
Pregação: Lucas 4.14-21; leituras: Ne.8. 1 – 3, 5 – 6, 8 - 10; Salmo 19; 1 Co. 12.12-31a
Autor – Mariza E. Neuberger – Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Querência – MT.

ACOLHIDA: Bom dia! Boa noite! Acolho a comunidade reunida neste 3º Domingo após Epifania com as palavras do evangelho de Mateus 4. 23 “Percorria Jesus toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda a sorte de doenças e enfermidades entre o povo”.
Em Deus, encontramos força para erguermos a cabeça e nos fortalecermos mutuamente em sua Palavra Redentora. Não há motivo para medo nem desânimo. A palavra do Senhor reaviva nossa esperança na promessa de dias melhores com a paz e a justiça de Deus.

CANTO DE ENTRADA: 337 – HPD 2 – Reunidos aqui

LITURGIA DE ENTRADA

SAUDAÇÃO: Celebramos este culto em nome do Deus Criador, em nome do Filho, Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, e em nome do Espírito Santo, que nos encoraja e anima a crer nas promessas de Deus. Amém.

CANTO DE INVOCAÇÃO: 349 – HPD2 – Louvemos todos juntos
Ou; ___________________

CONFISSÃO DE PECADOS:
Por estarmos reunidos na presença do Senhor, reconhecemos e confessamos humildemente nossas fraquezas, limitações, imperfeições, nossos pecados. Inicialmente fiquemos em silêncio e cada qual faça sua confissão individual.
Senhor, obrigado porque cumpriste tua promessa de enviar-nos o teu amado Filho Jesus Cristo. Ele nos encoraja a chegarmos a ti com inteira confiança para confessar-te que não somos dignos de ser chamados teus filhos e tuas filhas. Nossa fé é fraca. Nosso amor é falho. Nosso testemunho não tem vigor e nossa vida pouco reflete do infinito amor que tens demonstrado para conosco. A união entre nós deixa muito a desejar. Damos atenção a tantas palavras, menos á tua palavra, a tantas vontades, menos a tua vontade. Por todos os nossos pecados te pedimos Senhor. Tem Misericórdia de nós. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO: Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Por isto, alegrem-se, e recebam o perdão em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

KYRIE: Por ainda haver tanta injustiça neste mundo, por ainda haver pessoas que se afastam da presença de Deus é que vemos tanta violência, guerras, discriminação, tanta pobreza e miséria. Jesus disse que veio ao mundo para que nós tenhamos vida, e a tenhamos em abundância. Por isso, vamos pedir a Deus que tenha pressa em enviar o Reino que será justo a todos. Queremos fazer isso cantando: Pelas dores deste mundo....

GLÓRIA IN EXCELSIS: Deus vem a nós para nos dar a sua paz. Exaltemos o nome do Senhor o nosso Deus cantando:
/: Glória! Glória! Glória a Deus nas alturas!
Glória, glória, paz entre nós, paz entre nós! :/

ORAÇÃO DO DIA: Querido Deus, gratos somos por mais uma vez podermos nos reunir em culto. Ao ouvirmos tua santa palavra, transforma o nosso ser. Faça com que possamos perceber e refletir sobre o que está acontecendo ao nosso redor. Queremos ser pessoas mais devotas e mais voltadas ao serviço do teu Reino, mas precisamos das tua orientação. Que o Espírito Santo nos ajude a compreendermos, aceitarmos e vivermos no dia a dia os teus ensinamentos. Por Jesus Cristo te pedimos e oramos. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS:
1ª Leitura Bíblica: Neemias 8. 1-3, 5-6, 8-10
2ª Leitura Bíblica: 1 Coríntios 12. 12-31a
3ª Leitura Bíblica: evangelho de Lucas 4. 14 - 21

CANTO INTERMEDIÁRIO: 379 – HPD 2 – Estou pronto, Senhor

PREGAÇÃO: Lucas 4. 14 – 21

A graça de Deus o amor de Jesus Cristo e a comunhão do Espírito Santo estejam entre nós abrindo mentes e corações para acolher sua palavra. Amém.
Nas palavras do evangelho de Lucas, depois de Jesus passar pelas tentações de Satanás nos versículos 1 a 13 ele inicia seu trabalho na Galileia.
É muito bonito e encorajador a forma de como Jesus define sua missão nesse mundo baseado nas palavras do profeta Isaías 61. 1 - 2:“O Senhor me deu o seu Espírito. Ele me escolheu para levar a boa notícia aos pobres e me enviou para anunciar a liberdade aos presos, dar vista aos cegos, libertar os que estão sendo oprimidos e anunciar que chegou o tempo em que o Senhor salvará o seu povo”.
Que notícia maravilhosa para um início de ano, onde todos nós temos expectativas de que esse ano será melhor do que o anterior! Na virada do ano, muitos de nós fizeram promessas, simpatias para que o ano de 2019 seja extraordinário. Será que funciona?
Promessas é o que mais ouvimos e fazemos. As promessas que estou fazendo para esse ano, será que vou conseguir cumpri-las? As promessas que fiz no ano que se passou consegui cumprir? Em muitos momentos prometemos, mas não fazemos força para que a palavra que damos se cumpra verdadeiramente. Nos falta vontade, ânimo, interesse. E quando não se cumpre vêm a frustração.
As palavras da pregação desse final de semana nos relatam um Jesus que vai a procura da Palavra de Deus e a lê aos que estão ali sedentos da Palavra de Deus. Nessas palavras do profeta Isaías há uma promessa, uma profecia que, a partir da leitura de Jesus, passa a ser uma profecia a ser cumprida por ele mesmo, pelo Filho de Deus.
Jesus esteve entre nós e curou cegos, levou a boa notícia aos pobres, levou palavras de liberdade aos oprimidos e prisioneiros. Anunciou a vinda do Reino de Deus. Mas acabou por ai? Não! Jesus nos mostrou como fazer para termos um mundo melhor para viver para todas as pessoas. E o mundo melhorou? Com tristeza precisamos admitir que ainda existe muitos conflitos, muito sofrimento e desigualdade.
Não desanimemos! Pois a profecia da qual Jesus nos fala não se realiza de um momento para o outro, como num passe de mágica. Para que a profecia se realize depende de nós, do nosso coração. Por isso é um processo que anda, ora mais rápido e em outros momentos de forma lenta, quase parando.
Se olharmos ao nosso redor vamos ver que muitas pessoas estão engajadas em projetos sociais que salvam vidas, mudam o destino de muitas pessoas. Pessoas que largam os valores materiais para se juntar a uma minoria que se preocupa em salvar vidas, curar doentes, levar dignidade aos que estão a margem da sociedade.
Ao invés de fazermos tantas promessas e simpatias para nossa vida melhorar, será que não teremos um ano melhor se a exemplo do nosso Salvador Jesus Cristo, não esquecêssemos um pouco das nossas vaidades e nos propuséssemos a ajudar a quem realmente precisa?
Deixo esse desafio para nós. Durante esse ano vamos tentar não olhar apenas para nossos desejos pessoais, vamos erguer nossa face e veremos muitas pessoas que precisam da nossa ajuda. Ajude! Essa palavra está fora de moda, mas com certeza, ao olharmos para o outro e podermos auxiliar vamos ter um ano melhor, pois você passará a ver a vida com outros olhos. Esse é o milagre que Jesus faz em nós!
Que durante esse ano saibamos ajudar mais e pedir menos, que agradeçamos mais e reclamemos menos. Durante esse ano de 2019, não vamos fazer promessas, mas agir de forma concreta naquilo que realmente podemos fazer. Pense nisso! O Espirito Santo de Deus nos ilumine na jornada da nossa vida. Amém.

CANTO: 400 – HPD 2 – Bem aventurados

CONFISSÃO DE FÉ:

CANTO PÓS CONFISSÃO: (motivação para o recolhimento das ofertas)
425 – HPD 2 – Repartir, repartir, foi Jesus que ensinou

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO:
Motivos de oração:
1.Aniversariantes:
2.___________________________________________________
3.___________________________________________________
Gratos Senhor, que viestes a nós neste culto. Gratos, pela orientação que recebemos através da tua Santa Palavra, que anima e orienta na jornada da vida. Concede que saiamos daqui animados, para viver conforme tua vontade em nossa vida pessoal, familiar e comunitária.
Intercedemos Senhor, por todos os que sofrem, pelos desanimados, sem esperança, pelos solitários, pelos enlutados, pelas pessoas que estão com sua saúde fragilizada __________________________ e tantos outros irmãos nossos que não foram nomeados. Fortaleça e anime os em sua fragilidade e que possamos ser instrumentos teus, para levar palavras de ânimo e fé em meio as incertezas da vida.
Intercedemos pelas nossas famílias, que em nossos lares sempre haja diálogo e respeito mútuo e tempo para convívio familiar.
Intercedemos pelos aniversariantes deste mês, que suas vidas sejam ricamente abençoadas por Ti.
Intercedemos pelos nosso governantes, que entre eles haja respeito, justiça e dignidade ao governarem esta nação.
Faz Senhor com que administramos com sabedoria o dia de descanso em nossa vida. Que o Espírito Consolador e Animador se faça sentir na vida de cada um de nós. Os demais pedidos mais íntimos incluímos na oração que Jesus Cristo nos ensinou. Pai Nosso...

AVISOS:
Próximo culto: ______/_______/_______ às ____:_____horas.
Ofertas do último culto: R$ _____________ destinado para_______________________
Outros avisos:___________________________________________________________

LITURGIA DE DESPEDIDA

BÊNÇÃO: O Senhor te abençoe e te guarde,
O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti,
O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. Amém.

ENVIO: Agora vão em paz e sirvam ao Senhor em alegria e gratidão!
CANTO FINAL: do Livro de Canto da IECLB – 287 - Cuida bem, Senhor
Ou ______________


 


Autor(a): Pastora Mariza E. Neuberger
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Domingo: Epifania
Perfil do Domingo: 3º Domingo após Epifania
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 4 / Versículo Inicial: 14 / Versículo Final: 21
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2019
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 50507
REDE DE RECURSOS
+
Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido.
Filipenses 4.6
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br