João 6.59-69 - 14º Domingo após Pentecostes - 26/08/2018

Caderno de Cultos 2018

26/08/2018

26/08/2018 - 14º Domingo após Pentecostes
Pregação: João 6.59-69; Leituras: Js 24.1-2a; Ef 6.10-20
Pa Ariádner Jastrow Potratz Berger – Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Porto dos Gaúchos- MT

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bom dia/Boa tarde/Boa noite! Que bom nos encontrarmos aqui neste/a dia/noite – 14º Domingo após pentecostes, para nos congregarmos e deixarmos Deus falar conosco. “Simão perguntou a Jesus: para quem iremos? E Jesus reponde: tu tens as palavras da vida eterna, nós temos crido e conhecido que tu és o filho de Deus.” Ev.João 6.69. Sabemos que ouvimos muitas palavras diariamente – palavras de todos os tipos e sentidos. No entanto, todas passam, por mais bonitas e profundas que sejam. Mas a palavra de Jesus permanece porque nos completa. Suas palavras são incomparáveis, porque Jesus é incomparável. Creia nisto e terás uma vida mais leve!
Acolhemos de forma especial aos visitantes hoje em nosso meio. (Pedir alguém da Comunidade próximo aos visitantes para acolhe-los com um abraço ou aperto de mão).

CANTO DE ENTRADA
Nº 8 – Livro de Canto– Canção da Chegada

SAUDAÇÃO
Nos reunimos nesta manhã/tarde/noite, para celebrarmos e louvarmos ao nosso Deus Criador e mantenedor de tudo e todos. Em seu Filho Jesus Cristo, que viveu e morreu por nós e em nome do Espírito Santo, nosso santificador e consolador. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 1- Livro de Canto – Saudação Apostólica

CONFISSÃO DE PECADOS
Senhor nosso Deus e Pai, tantas vezes nos desviamos do caminho que tu tens proposto para nós trilharmos. Muitas vezes, somos como Tomé, desconhecemos o caminho que tu nos falas por meio de tua palavra. Tantas vezes somos como Filipe, pedimos provas do teu amor. Tantas vezes pois sabemos que temos pecado em pensamentos, palavras e ações e omissões e isto nos entristece e envergonha. Por isso te pedimos: se conosco e nos conduza ao caminho da Salvação. Humildemente te suplicamos em nome de teu Filho amado, Jesus Cristo. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
O apóstolo Paulo escreveu aos Efésios: “Sejam bons e delicados uns com os outros. E perdoem uns aos outros como Deus por meio de Cristo, perdoou primeiro.” Por isso nós podemos nos perdoar. Anunciemos o perdão dos pecados, cantando:

Nº 45- Livro de Canto – A misericórdia do Senhor

KYRIE
(Enquanto se lê a explicação do Kyrie pessoas podem trazer os símbolos: revista/jornal, corrente rompida)
Viemos aqui para o encontro com Deus, mas neste encontro não somos abstraídos do mundo e da sua realidade. Por isso, queremos colocar nas mãos de Deus as dores das pessoas que clamam por ajuda e por justiça. (Entrar alguém com o jornal ou revista). O jornal/revista traz notícias da guerras, crimes, roubos, … trazemos a dor das pessoas que com ela, sofrem injustamente. Com o símbolo da corrente rompida trazemos as dores das pessoas que, entre nós, se angustiam diante do desmoronamento de seus valores e da sua própria fé, do confronto com situações de fragilidade e doença e com a perda de pessoas queridas. Por todas essas situações, nós nos dirigimos a Deus, clamando:
Nº 56- Livro de Canto – Pelas dores deste mundo

GLÓRIA IN EXCELSIS
O Senhor de misericórdia escuta nosso pedido assim como sempre escutou o clamor do povo e vem ao nosso encontro através da sua palavra e dos sacramentos. Por isso nos alegramos e entoamos nosso louvor cantando:
Nº 65- Livro de Canto – Gloria in Excelsis

ORAÇÃO DO DIA
Amado Deus, chegamos humildemente diante de tua presença e pedimos que a tua Palavra possa vicejar dentro do nosso ser. Obrigada Senhor por nós usufruirmos deste momento em tua santa presença e na presença de nossos irmãos e irmãs. Nos capacita suficientemente para compreendermos aquilo que desejas de nós. Neste culto queremos entender qual é o caminho certo que devemos seguir. Sê para nós, o excelso Senhor, a luz radiante que nos possibilita conduzir nossos passos após os teus. Isto nós te pedimos em nome de Jesus Cristo, nosso Eterno Salvador. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica:
Josué 24.1-2a

2ª Leitura Bíblica
Efésios 6.10-20

3ª Leitura Bíblica
João 6.59-69

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 149- Livro de Canto – é como a chuva que lava

PREGAÇÃO
Texto da Pregação: João 6.59-69
Tema: Avançamos porque Cristo tem as palavras da vida eterna

Prezada Comunidade!

Amados/as, Deus tem um bom plano para seus seguidores: deseja que todas as pessoas conheçam a verdade e sejam salvas! E para isto ele já tomou a iniciativa: já tem feito um acordo conosco: em nosso batismo, Deus nos deu a benção, nos oferece proteção e somos colocados no caminho certo, no caminho da vida.
Jesus deseja que nós desfrutemos da graça e por isso oferta a salvação – a vida eterna. É certo que este caminho não será marcado somente por coisas boas. Neste caminho existe também a cruz para se levar e nem todos suportam. Por Deus ser um Deus bondoso, não obriga a ninguém a buscar o caminho da vida, mas Ele nos dá a liberdade de escolha e espera de nós que escolhemos em liberdade e desejamos seguir na fé, na esperança e no amor!
Esta escolha nossa não deve ser apenas por palavra, mas precisa ser testemunho vivido. Viver a escolha pela fé; a fé que se afirmar em Deus em todas as situações e lugares. Fé que sabe se a gente tem uma cruz grande ou pesada demais para levar, não se está levando ela sozinho, - mas a certeza de que Deus caminha junto.
Uma comunidade de fé vive junto. Se a gente não escolhe o caminho da vida de cruz e então vive longe de Jesus, a única coisas que nos resta são as coisas do mundo que podem dar alegria e felicidades passageiras. Amados/as! Contudo, quem se amarra a esta vida e às coisas do mundo, passa e se desgasta com elas.
E o que sobra ao final é um grande vazio e o juízo!
Se a gente vive perto de Jesus, então sabemos que caminhamos juntos com o Senhor que tem as palavras da Vida Eterna.
O Senhor Jesus nos dá a sua Palavra que orienta a nossa vida em direção a Deus, em direção a eternidade. O que Jesus tem a oferecer, não muda, nem passa, mas é alegria e felicidade para todo o sempre. Jesus nos oferece salvação!
Jesus hoje está falando conosco. Seu desejo é que nós o escutemos e o sigamos!
Na caminhada de comunidade, Igreja e de cada um de nós há a necessidade de se parar e avaliar a caminhada. É preciso verificar o que está acontecendo. É preciso pausas para refletirmos quais tem siso as nossas escolhas e para onde estão nos levando.
Pois as nossas escolhas e decisões direcionam a estrada da nossa vida por isso, Jesus pergunta também a cada um de nós hoje: “Por acaso, queres também viver longe de mim?” Precisamos fé e consciência para responder a esta pergunta assim como Pedro o teve ao responder: “Para onde iremos? Tu tens as Palavras da vida eterna e nós temos crido que Tu és o Filho de Deus, o Salvador!”.
Estimada Comunidade!
Seguir a Jesus traz compromissos e desafios de viver em comunidade, de não ficarmos recolhidos cada qual em seu canto isolado, vivendo ao lado de tudo, passivos, desinteressados e isolados. Seguir a Jesus é o contrário, nos motiva e desafia a participar da vida da Igreja, buscar alimento espiritual, buscar ofícios e sacramentos e vive-los no dia a dia.
Mas também por outro lado, seguir a Cristo é seguir não um Caminho, mas O Caminho, a Verdade que nos conduz à Vida Eterna.
Seguir a Cristo é além dos compromissos e desafios, nos é oferecido a Salvação! Jesus, Filho de Deus, veio ao mundo chamar de volta o pecador e salvá-lo. Jesus nos purifica dos pecados quando nos perdoa e nos envia para o mundo (apontar para a saída da Igreja) para testemunhar esta boa notícia – do grande amor de Deus por nós.
Negar isto é loucura! Para onde iremos se não seguirmos O Caminho, A Verdade e a Vida? qual será nosso futuro e da nossa nação? Qual será a maior esperança? Cada qual tome sua decisão! Deus nos chama no Batismo, nos alimenta na Santa Ceia e com sua Palavra e nos guarda na eternidade.
Convido a juntos confessarmos orgulhosos:
“Eu e a Minha casa serviremos ao Senhor ´- que tem as Palavras da Vida Eterna e que é o Salvador”. Amém.

HINO
Nº 585- Livro de Canto – Foi na cruz

CONFISSÃO DE FÉ
Motivação para Confissão de fé.

Creio em Deus Pai, todo-poderoso, criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu Filho Unigênito, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da virgem Maria, padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu ao mundo dos mortos, ressuscitou no terceiro dia, subiu ao céu e está sentado à direita de Deus Pai, todo poderoso, de onde virá para julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na santa Igreja cristã, a comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição do corpo e na vida eterna. Amém.

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 587- Livro de Canto – Tal qual estou

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Louvamos e agradecemos porque Tu ó Deus nos serviste derramando sobre nós o teu imensurável amor através da Tua Palavra que foi para nós como bálsamo. Bendizemos a Ti ó Pai, porque tu tens nos motivado a não perdermos a nossa esperança e a nossa fé em Ti, pois o mundo hoje, vive um esfriamento desenfreado de amor, que tem causado já muitas dores e sofrimentos. Pedimos ó Pai, que possamos sempre manter-nos firmes e fiéis a Ti. Por isso intercedemos pela Tua Igreja e Comunidades para permanecermos vivas/os a serviço do Deus Vivo;
Intercedemos pelos líderes políticos no município, estado, Brasil e mundo, pois as eleições já se aproximam e no país hoje infelizmente o que se vive é a desesperança de um mundo melhor. Pedimos ó Deus para estes que governam ou que irão governar deixem-se sensibilizar com o sofrimento daqueles que passam por necessidades, dos que clamam melhoras e um país de justiça e amor uns com os outros;
Intercedemos por todas as pessoas desamparadas, doentes, desiludidas, entristecidas e enlutadas, para que se possível e de acordo com a Tua vontade ó Pai, a saúde possa ser restabelecida, a alegria voltar a brilhar nos olhos, e que tu ó Pai, possas conceder forças para que a dorna a e própria morte possam ser enfrentadas com sabedoria e serenidade. Ampare e fortaleça na fé e na esperança da ressurreição;
Intercedemos por cada um de nós aqui presente neste dia/tarde/noite em culto, e por todos que não puderam estar presentes, para estes pedimos Pai, que possam ali onde estiverem colocar a sua vida nas tuas mãos e confiarem na sua graça e nos eu amor fazendo cada qual a sua parte para que a Tua Palavra possa ser vivenciada entre nós.
Lembramos ó Deus de cada pessoa que hoje faz aniversário: (....) e tudo o mais Deus querido, que tu sondaste em nosso coração, confiamos em tuas mãos, na certeza de que será feita a tua vontade. Por isso, oramos juntos:

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que o Deus Eterno os abençoe e os guarde;
Que o Deus Eterno os trate com bondade e misericórdia;
Que o Deus Eterno olhe para vocês com amor e lhes dê a paz.

ENVIO
Nosso compromisso como cristãos e cristãs não termina neste culto. Ele continua no serviço, na oração, nos consolo e no amor que prestamos ao mundo ao nosso dia-a dia. Deus assim, nos envia com o seu Santo Espírito. Na confiança que Ele está conosco, vão em paz e sirvam ao Senhor com alegria.
C. Demos graças a Deus!

CANTO FINAL
Nº 287- Livro de Canto – Cuida bem
 


Autor(a): Pastora Ariádner Jastrow Potratz Berger
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 14º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 6 / Versículo Inicial: 59 / Versículo Final: 69
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2018
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 47800
REDE DE RECURSOS
+
Jesus Cristo diz: Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida.
João 8.12
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br