Jesus o Grande Pastor

Senhas diárias

09/04/2018

O profeta Jeremias lamenta sua atitude de revolta contra a vontade de Deus e afirma que o Senhor é justo em castigá-lo por isso. Os mandamentos de Deus são para o bem das pessoas que os seguem e nunca para o mal. Eles podem causar males passageiros, como atitudes de vingança contra quem obedece a Deus e não se deixa corromper, mas levam para o bem maior que é viver sob a mão de Deus. O castigo de Deus vinha sobre aqueles e aquelas que não obedeciam os mandamentos e isto gerava dores e dificuldades. As invasões de exércitos inimigos sobre Israel era consequência desta desobediência. Jeremias sabe disso e reconhece que precisa olhar a vontade de Deus de forma diferente. Ele precisa saber que Deus quer o seu bem e seus mandamentos são o caminho para isso.
O autor de Hebreus nos diz que Deus não cobra mais de nós, seres humanos, os pecados cometidos, mas lavou os pecados do mundo com o sangue do Cordeiro, o sangue de Cristo Jesus. Isso trouxe paz entre Deus e nós. Por isso que o autor deseja que o Deus de paz lhes dê tudo de bom que precisam. Porém, nunca esqueçamos que os pecados cometidos, embora postos sobre Jesus, causam dores e dificuldades para nós, pois eles têm consequências bem práticas para as relações humanas. Há uma nova aliança entre Deus e nós, aliança feita por Jesus, com sua morte e ressurreição, mas o poder do pecado ainda está sobre a humanidade e causa terríveis estragos. O desejo é que o Grande Pastor, Jesus, conduza cada vez mais seu rebanho, livrando-o do mal e também livrando-o de ser o mal para os outros. O que mais agrada a Deus é o amor a Ele e ao próximo, assim o desejo do autor de Hebreus é que Deus nos faça amar assim também. Pensemos nisso! O Senhor é conosco. 


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 46733
REDE DE RECURSOS
+
Eu recomendo que ninguém exponha os seus filhos a lugar algum no qual a Escritura Sagrada não reina.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br