Fique atento!

15/04/2019

Quem é cristão faz missão! Ele testemunha o que Deus tem feito em sua vida, atraindo outras pessoas para perto de Jesus, aquele que de fato opera a salvação. Todo cristão, como pai e mãe, deve conduzir com sabedoria sua família. O principal testemunho começa dentro do lar, tanto por atitudes, quanto por palavras. Nesse sentido, na Teologia de Lutero, assumimos o sacerdócio de todos os crentes (1 Pedro 2.9). Contudo, nem todo cristão é chamado para ensinar e conduzir uma Comunidade. Em todos os credos, certas pessoas são chamadas e preparadas ao sacerdócio na Igreja. Também em Israel, os sacerdotes recebiam formação. Mesmo JESUS – nosso Mestre e Salvador – aprendeu com o rabino em sua pequena Comunidade de Nazaré. No colo de José, conheceu antigas histórias do povo de Deus. No colo de Maria, aprendeu a cantar salmos. Pelos pais, foi conduzido até Jerusalém para o “Bar Mitzvá” (confirmação/crisma). Na adolescência, conversou com doutores. Ele preparou-se e foi preparado. PEDRO – o líder dos discípulos – foi instruído por três anos pelo Mestre, tanto emocional, como teologicamente. O fariseu SAULO recebeu instrução aos pés do mestre Gamaliel. Quando entendeu o Evangelho, passou três anos em preparação (Gálatas 1.16-18). Somente depois, conversou com Pedro para “sintonizar” sua mensagem e vocação. Pedro e Paulo não desagregaram, mas uniram a Igreja. Mesmo com suas diferenças, eles prosseguiram juntos no anúncio da Palavra. Aliás, todos os citados receberam o chamado de Deus, com confirmação de “gente madura”, sendo preparados por um tempo... Por fim, conduziram o povo de Deus. Ninguém pode brincar com vocação, muito menos com formação teológica. Como pastor, estou consciente do meu chamado e responsabilidade em pregar com clareza o Evangelho. Não esqueço jamais que “aqueles que ensinam serão julgados com mais rigor” (Tiago 3.1). Com amor, cumpro minha vocação, conduzindo meu pequeno rebanho “luterano” em Garuva, curando feridas e cutucando minhas ovelhas para que não sigam vozes estranhas que tentam afastá-las do rebanho.


Autor(a): P. Euclécio Schieck
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Garuva-SC (Martinho Lutero)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: Tiago / Capitulo: 3 / Versículo Inicial: 1
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 51560
REDE DE RECURSOS
+
Ainda não somos o que devemos ser, mas em tal seremos transformados. Nem tudo já aconteceu e nem tudo já foi feito, mas está em andamento. A vida cristã não é o fim, mas o caminho. Ainda nem tudo está luzindo e brilhando, mas tudo está melhorando.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br