Encontros de preparação das crianças para a participação na Santa Ceia

Estudo

01/10/2008

Introdução

A proposta de preparação das crianças para a participação na Santa Ceia apresentada a seguir foi elaborada pelo pastor Wilfried Krause e sua esposa Lucia Kaposi-Krause na Comunidade de São Tomé em Kirchheim-Teck, na Alemanha. Gentilmente dispuseram-se a compartilhar a mesma com o Sínodo Vale do Itajaí e com a IECLB. Trata-se de proposta aprovada na prática comunitária ao longo de vários anos. Na Comunidade de São Tomé, a Eucaristia é celebrada uma vez ao mês. Entrementes, as crianças participam regularmente com muita naturalidade. Ao lado do culto eucarístico mensal, três vezes ao ano celebram-se cultos eucarísticos familiares. Nestes cultos, a estrutura da liturgia eucarística permanece a habitual. No lugar de prédica e leitura bíblica, porém, apresenta-se uma mensagem compreensível para as crianças (com teatro, símbolos, diálogo etc.). Nas orações eucarísticas são utilizados textos adequados à compreensão infantil. As palavras de instituição, porém, são as da liturgia eucarística oficial.

A cada dois anos, é oferecido o curso de preparo para as crianças. O mesmo acontece nos horários do culto infantil ao longo de quatro domingos. Além das crianças do culto infantil, são convidadas todas as crianças da comunidade através de um convite nominal.

Os quatro encontros somente oferecem noções fundamentais acerca dos diferentes aspectos da Santa Ceia. Importante é que estes aspectos sejam retomados e aprofundados nos cultos eucarísticos familiares. A intenção é que as crianças compreendam que na Santa Ceia nos encontramos com o Cristo crucificado e ressurreto e que, por isso, a Santa Ceia é mais que simples comer e beber, mais que simples memória de um evento passado.

Encerramento festivo do curso de preparação das crianças é um dos cultos eucarísticos familiares. No sábado que antecede o referido culto, as crianças tomam contato com os utensílios sacros, com os elementos da Santa Ceia e com o espaço litúrgico no qual é celebrada. Todas as famílias de crianças que já participaram de um curso preparatório recebem convite para todos os cultos eucarísticos familiares até que elas ingressem no ensino confirmatório.

Os encontros apresentados a seguir querem ser uma possibilidade de roteiro de trabalho para os/as orientadores/as do culto infantil. Além destes roteiros, sugerimos consultar outros materiais elaborados na IECLB. Os estudos bíblicos que se encontram em outra pasta deste CD-ROM também podem ser auxílio valioso para a preparação dos encontros e o estudo dos textos. Para a preparação dos cultos eucarísticos familiares, sugerimos ler os fascículos de “Tear - Liturgia em Revista” (tear@est.com.br) que tratam da inclusão das crianças na celebração da Santa Ceia (no 5, agosto de 2001; no 8, agosto de 2002; no 11, agosto de 2003).


Autor(a): Elisa Krueger e Paulo Butzke
Âmbito: IECLB
Título da publicação: Crianças na Ceia do Senhor / Ano: 2008
Natureza do Texto: Estudo/Pesquisa
ID: 14025
REDE DE RECURSOS
+
Um cristão não pode ser ofendido a tal ponto que não possa mais perdoar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br