Estatísticas da IECLB - 2010

Carta Pastoral da Presidência

09/03/2010

Estimadas irmãs, estimados irmãos:

Saúdo-os com as palavras do Novo Testamento para o dia de hoje:

“Que sejam iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento.” (Efésios1.18)

Com esta carta desejo motivar a vocês para participarem de bom ânimo no esforço de compilarmos com cuidado os dados estatísticos de nossas comunidades e paróquias. Isso será um instrumento importante para seu próprio planejamento, e como resultado também teremos dados atualizados e úteis para nossos sínodos e a igreja como um todo. Se queremos ser fiéis a Deus e objetivamos sermos uma igreja atuante e missionária, é imprescindível que tenhamos um bom conhecimento de nossa própria realidade.

A Resolução nº 093/2009 do Conselho da Igreja, publicada no Binfo - Boletim Informativo 199 de 28/10/2009, estabeleceu novos formulários para levantamento de dados estatísticos e informações sobre patrimônio e finanças de Comunidades, Paróquias e Sínodos, bem como Auto-Diagnóstico Anual de Comunidades. A Secretaria Geral estará repassando instruções detalhadas a esse respeito.

A Presidência da IECLB emite esta carta pastoral para conscientizar e mobilizar os responsáveis pelo levantamento de dados e informações solicitados nos formulários, destacando a importância estratégica que os mesmos têm para a missão e para a gestão em todos os níveis da Igreja.

A partir de 2010, queremos melhorar a qualidade da informação na comunidade. Queremos, em primeiro lugar, que a própria comunidade, através do seu obreiro ou da sua obreira e do seu presbitério, seja a beneficiária primordial da análise das informações e dos dados coletados, para planejar ações que possam melhorar o seu trabalho missionário.

Por outro lado, sabemos do desafio que a Resolução do Conselho da Igreja está colocando nas mãos de todos nós, especialmente nas mãos de quem se responsabilizará pela coleta dos dados e das informações. Certamente em algumas comunidades não encontraremos as informações com facilidade. Em outras não temos registros de quantos somos, pois ainda contamos os membros por famílias, e não individualmente. Temos conhecimento de que muitas comunidades fizeram o seu recenseamento e outras não conseguiram concluí-lo.

Com toda a certeza é um grande desafio a ser superado, com dedicação e bom senso. Conclamamos obreiras/obreiros e presbitérios de comunidades a encontrar a melhor solução para as suas dificuldades e, se necessário, solicitem apoio para a sua paróquia.

Para facilitar este esforço conjunto de melhorar a qualidade da informação, foram elaboradas planilhas eletrônicas e instruções para orientar o correto preenchimento dos formulários. Aproveitando os recursos da informática, se buscou tornar esses formulários o mais didáticos e automáticos possível. Como mencionado acima, a Secretaria Geral da IECLB, a quem cabe coordenar todo o processo, encaminhará para os Sínodos nos próximos dias as orientações necessárias para fazer chegar até as suas paróquias e, estas, até as suas comunidades.

Para finalizar, a Presidência da IECLB reafirma a sua convicção de que o cumprimento do que determina o Art. 6º e seus parágrafos da Resolução 093/2009, propiciará a médio prazo a obtenção de informações e dados estatísticos mais realísticos para apoiar o estabelecimento de políticas e planejamento de ações cada vez mais em direção a cumprimento de nosso tema e compromisso: Missão de Deus – Nossa Paixão.

Muito grato pela atenção e colaboração, despeço-me com

saudações fraternais,

Porto Alegre, 9 de março de 2010,

Walter Altmann
Pastor Presidente
 


Autor(a): Walter Altmann
Âmbito: IECLB / Instância Nacional: Presidência
Natureza do Texto: Manifestação
Perfil do Texto: Manifestação oficial
ID: 12558
REDE DE RECURSOS
+
Porque nem eu nem tu jamais poderíamos saber algo a respeito de Cristo ou crer nele e conseguir que seja nosso Senhor, se o espírito não o oferecesse e presenteasse ao coração pela pregação do Evangelho.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br