Celebração

Celebrai com júbilo ao Senhor... Salmo 100.1

 

No culto Deus serve seu povo - o povo serve a Deus no mundo

Uma dimensão fundamental da vivência da fé diz respeito a momentos celebrativos que podem acontecer em espaços e momentos diversos.

Culto é um encontro de pessoas que se reúnem em nome de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. As pessoas se colocam à disposição para que Deus as sirva através de Palavra, Sacramentos, perdão, comunhão, envio e bênção. Deus serve a seus filhos e a suas filhas para que possam serví-lo no mundo em que vivem, ofertando seu tempo, seus talentos, seus dons e seus bens.

Esse culto em nome de Deus requer formas e expressões litúrgicas que o identificam como culto cristão e culto da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. A maneira de celebrar o culto em comunidade necessita sempre de contextualização uma vez que o evangelho também carece de encarnação. A contextualização é alimentada pelos elementos culturais de cada tempo e de cada lugar. Ela se orienta pelos elementos universais e ecumênicos da liturgia cristã. Esses elementos identificam o culto como cristão.

A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil aprovou uma Ordem Litúrgica que serve de referência para toda a Igreja. As comunidades têm como referência para o anúncio da Palavra de Deus o Lecionário Ecumênico. Por meio da Ordem Litúrgica e pelo Lecionário as comunidades se sentem irmanadas como comunidades de uma mesma igreja. Os ofícios também seguem um rito básico estabelecido pela Igreja. Nas celebrações faz-se uso da riqueza e diversidade da arte litúrgica presentes na música, desenhos, quadros, paramentos, vestes e dramatizações.

 

 


 

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Fé e amor perfazem a natureza do cristão. A fé recebe, o amor dá. A fé leva a pessoa a Deus e o amor a aproxima das demais. Por meio da fé, ela aceita os benefícios de Deus. Por meio do amor, ela beneficia os seus semelhantes
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br