Carta Pastoral da Presidência da IECLB - Março de 2019

13/03/2019

CARTA PASTORAL DA PRESIDÊNCIA DA IECLB

Março - 2019

Dediquem-se completamente ao Senhor e adorem somente a ele (1 Samuel 7.3).

Irmãs e Irmãos da IECLB!

O lema bíblico para o mês de março fala em adorar e servir. Ele surgiu em contexto de exortação. O povo de Israel havia adotado deuses diversos e Samuel exorta o povo a abandonar esses deuses criados por mente e obra humana. O povo deve se voltar a Deus de todo o coração e servir somente ao Senhor. Este também é o desafio e o alvo da nossa caminhada enquanto pessoas e comunidades cristãs.

Samuel cresceu servindo a Deus e foi escolhido para liderar. Buscava praticar a vontade de Deus. Exercia liderança de modo digno e exemplar. Por isto pode admoestar o povo com autoridade. Ao ser líder fiel a Deus, serviu e adorou, tornando-se referência para o povo. Este também é o chamado para nós, individualmente e como comunidade cristã. Adorar e servir são princípios para dar rumo à vida cristã. Martim Lutero disse a este respeito: “Uma pessoa crente teme e honra a Deus em seu trabalho, e se lembra de seu mandamento, para que não faça injustiça a ninguém, nem roube, engane ou defraude a ninguém. Essa atitude, sem dúvida, faz de sua ação adicionalmente uma oração e um sacrifício de louvor”.

O texto de Lutero indica que adorar não é uma ação estática, nem esporádica. Também não é algo que fica somente entre a pessoa e Deus. Adoração é ação concreta e constante. Adoramos a Deus quando falamos do seu amor e quando nos colocamos a serviço das pessoas em suas necessidades. Adoramos a Deus quando dedicamos tempo para a família, o que é um grande desafio nestes “tempos digitais”. Adoramos a Deus quando a prática da justiça se manifesta em nosso trabalho e em nosso dia a dia. Adoramos a Deus cada vez que agradecemos pelas bênçãos recebidas. Também faz parte da adoração e do serviço a Deus atuar em situações de sofrimento, lá onde a vida dói. Um exemplo é o massacre ocorrido em uma escola na cidade de Suzano/SP no dia 13/03/2019. Quanta dor e quanto sofrimento foram causados por tal ato de extrema violência!

O texto de 1 Samuel 7.3 faz pensar sobre o nosso dia a dia. Qual o espaço que concedemos a Deus? Quais são as aflições que enfrentamos para chegar a Deus e deixar Deus conduzir nossos passos? O que nos afasta de Deus? Temos disposição para servir e adorar unicamente a Deus? AdorAÇÃO é uma postura de vida. É atitude de testemunho no mundo. Adorar a Deus equivale a servir, atuar para aliviar a dor e transformar situações de sofrimento e injustiça. É ter abertura e disposição para se envolver com dons, recursos e tempo para anunciar o Evangelho e promover justiça, dignidade e vida.

A palavra de Deus nos desafia a servir e a adorar. Um dos vários exemplos de serviço e adoração na IECLB é a visitação. Temos muitas lideranças engajadas na visitação a pessoas doentes, enlutadas, em situação de sofrimento. Através deste serviço de visitação, em grande parte realizado voluntariamente, transmitimos e vivenciamos o amor de Deus.

Desejamos que a palavra de Deus nos inspire e desafie a adorar e servir, sendo sal da terra e luz do mundo. Que a paz de Deus ilumine e sustente a nossa caminhada, especialmente neste tempo de Quaresma.

Saudações em Cristo,

Pa. Sílvia Beatrice Genz Pastora Presidente

P. Odair Airton Braun Pastor 1º Vice-Presidente

P. Dr. Mauro Batista de Souza Pastor 2º Vice-Presidente
 


Âmbito: IECLB / Instância Nacional: Presidência
Natureza do Texto: Vários
Perfil do Texto: Carta
ID: 51190
REDE DE RECURSOS
+
O santo povo cristão é reconhecido exteriormente por meio da salvação da santa cruz.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br