Carta Pastoral da Presidência da IECLB - Maio de 2019

10/05/2019

 

CARTA PASTORAL DA PRESIDÊNCIA DA IECLB

Maio – 2019

Não há ninguém igual a ti; somente tu és Deus; não existe outro.” (2 Samuel 7.22)

O lema bíblico para o mês de maio é uma confissão de fé do juiz e profeta Samuel: existe apenas um Deus! Esta afirmação simples traz grandes consequências e desafios. Considerando a diversidade de compreensões e de propostas religiosas, muitas vezes nos confrontamos com a questão: existe apenas um Deus? Quem é Deus para nós? Quem é Deus para pessoas evangélicas de confissão luterana? O que Deus espera de nós?

Desde a sua origem, a IECLB tem a diversidade como uma de suas características. A IECLB foi formada por pessoas que tinham origem étnica, confissão religiosa e classe social diferentes. Ao longo de nossa história, procuramos conciliar a unidade confessional com o respeito às diversas maneiras de pensar e de viver a espiritualidade. A IECLB é uma igreja formada por pessoas que pensam diferente sobre vários assuntos, sejam eles missão, diaconia, política ou ciência. E como pensamos a respeito de Deus?

Sabemos que há formas variadas de compreender Deus. Nesta diversidade podemos aprender e fortalecer a fé. Mas seriam válidas todas as formas de compreender Deus? O que nos previne de “moldar” Deus a partir dos nossos desejos, das nossas necessidades, dos nossos interesses? A resposta precisa ser buscada no Evangelho de Jesus Cristo. O Evangelho é a base para compreender e confessar o trino Deus.

Nós, pessoas evangélicas de confissão luterana, confessamos que Deus se tornou humano em Jesus Cristo. Através de Jesus Cristo, Deus nos salva e liberta. Deus nos liberta do poder do pecado e da necessidade de julgar o pecado das outras pessoas. Somos pessoas libertas para viver a vida sob a graça de Deus, a vida em solidariedade, a vida em comunhão. Sim, o Deus que nos criou e salvou nos chama para viver em comunhão! Quantas vezes a comunhão é rompida porque julgamos mais do que acolhemos? Quantas vezes a comunhão é prejudicada porque procuramos impor um determinado ponto de vista sem considerar o todo? Quantas vezes a comunhão é impossibilitada porque não conseguimos conviver com as diferenças?

Temos quase duas mil comunidades espalhadas pelo Brasil afora. Temos comunidades grandes, antigas e tradicionais que crescem e se rejuvenescem. Temos comunidades jovens que crescem. Temos comunidades jovens que não crescem e temos comunidades grandes, antigas que também não crescem. Tudo isso é IECLB. Nesta diversidade, cremos que Deus utiliza todas as comunidades e os trabalhos que ali acontecem para encontrar, chamar, guiar, acompanhar, curar, salvar pessoas. O Espírito de Deus age em comunidades grandes, médias e pequenas, consideradas “tradicionais” ou não.

Diante disso, irmãs e irmãos: que tal convidar pessoas para viver em comunidade? Que tal falar desse Deus que nos aceita, assim como nós somos? Que tal testemunhar esse Deus que caminha conosco e nos carrega quando mais necessitamos? Fica o convite e o desejo que a bênção do Deus único esteja com vocês, hoje e sempre. Amém!

Saudações em Cristo,

Pa. Sílvia Beatrice Genz Pastora Presidente

P. Odair Airton Braun Pastor 1º Vice-Presidente

P. Dr. Mauro Batista de Souza Pastor 2º Vice-Presidente

 


Âmbito: IECLB / Instância Nacional: Presidência
Natureza do Texto: Vários
Perfil do Texto: Carta
ID: 51805
REDE DE RECURSOS
+
Certamente vocês sabem que são o templo de Deus e que o Espírito de Deus vive em vocês.
1Coríntios 3.16
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br