A Fé produz um novo olhar sobre a vida

16/06/2019

O sofrimento tem o poder de nos paralisar e direcionar a nossa atenção para os pontos negativos das situações que enfrentamos. É o que constatamos na história de Lúcia. Ela estava se preparando para viajar junto com uma amiga, para comemorar a chegada de sua aposentadoria. Antes de viajar, porém, Lúcia tinha uma consulta médica marcada para mostrar alguns exames de rotina. Todos os anos ela fazia aquele checape. Mas, desta vez, o semblante do médico estava diferente. Ele manuseava as folhas dos exames com ansiedade. De repente, ele olhou para Lúcia, e pronunciou a sentença: “Infelizmente, temos uma alteração nos teus exames. Você tem um cisto no ovário e precisa fazer uma cirurgia com urgência. Mas ainda bem que você faz os exames todos anos, e nós pegamos o problema bem no início. Com a cirurgia, você vai ficar bem de novo”! 

Lúcia saiu da consulta arrasada e foi direto contar para a amiga de viagem o que tinha acontecido: “Infelizmente, a nossa viagem não vai mais se realizar! Ao invés de viajar, eu vou ter que ir para uma sala de cirurgia – disse ela desapontada”! 

Depois de ouvir tudo o que o médico tinha dito para Lúcia, a amiga a consolou, dizendo: “É uma pena que tenhamos que adiar a nossa viagem! Mas isso não é o fim do mundo! Vamos pensar no lado bom da notícia que o médico lhe deu: Ele disse que você vai ficar boa de novo! Tem notícia melhor do que esta? Antes, nós tínhamos um motivo para agradecer e comemorar. Depois, da tua cirurgia, nós vamos ter mais um motivo de alegria: a tua saúde! Deus é bom, minha amiga! Nada foge das suas mãos”! 

Antes de subir aos céus, Jesus preparou os seus discípulos, dizendo-lhes: “No mundo vocês vão passar por aflições, mas tenham coragem, pois eu venci o mundo”. A fé tem o poder de libertar o nosso pensamento do pessimismo natural que sofrimento produz. Ela nos motiva a enfrentar com coragem as limitações da vida, procurando sempre o lado bom e motivador de cada situação que vivenciamos. Fé e pessimismo não combinam! Jesus venceu o mundo e está vivo em nosso meio para nos guiar e proteger! Assim, a fé nos motiva a olhar a vida com otimismo, na certeza de que nada pode nos separar do amor de Cristo. Mesmo as situações mais limitadas e sofridas não estão separadas dos propósitos de Deus e podem ser um canal de bênção de Deus para nós! 


Autor(a): P. Cesar Antonio de Neiverth
Âmbito: IECLB / Sinodo: Planalto Rio-Grandense
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 52254
REDE DE RECURSOS
+
A Comunidade cristã deve ser reconhecida, sem sombra de dúvida, na pregação do Evangelho puro
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br